Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMota, Mateus Schmeckel
dc.date.accessioned2022-09-15T18:51:41Z
dc.date.available2022-09-15
dc.date.available2022-09-15T18:51:41Z
dc.date.issued2022-07-29
dc.identifier.citationMOTA, Mateus Schmeckel. Experiências de Idosos com a matemática no contexto da “Universidade Aberta Para Idosos” da Universidade Federal de Pelotas. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8675
dc.description.abstractThis qualitative research aimed to produce oral sources about how the elderly relate to mathematics and, based on these narratives, produce some reflections that allow the identification of some needs and/or interests of elderly people regarding mathematics. The research participants are elderly people who participated in activities offered by the extension project “Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI/UFPel”. The text discusses issues involving education for people of this age group, addressing aspects such as the growth of the elderly population in Brazil, the right to education at all ages, in addition to presenting a brief history of the emergence of Universities Open to Elderly People. before approaching the specific case of the UNAPI of the Federal University of Pelotas, locus of the present research. Oral History is used as a theoretical-methodological framework for the production of oral sources. Such sources are the result of what was said in interviews with five elderly people enrolled at UNAPI in 2021, in which they themselves were given the opportunity to share their memories regarding participation in the project, as well as their everyday experiences with mathematics. Finally, some aspects were analyzed from these dialogues, which sought to understand how the relationship of the elderly with the project is and to make an approximation with training possibilities in the field of Mathematics Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de idosospt_BR
dc.subjectEducação ao longo da vidapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectElderly educationpt_BR
dc.subjectLifelong educationpt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.titleExperiências de Idosos com a matemática no contexto da “Universidade Aberta Para Idosos” da Universidade Federal de Pelotas.pt_BR
dc.title.alternativeExperiences of the Elderly with Mathematics in the context of the “Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI/UFPel”. of the Federal University of Pelotas.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8058790578785777pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7498606960275122pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de caráter qualitativo teve por objetivos a produção de fontes orais a respeito de como os idosos se relacionam com a matemática e, a partir dessas narrativas, produzir algumas reflexões que permitam identificar algumas necessidades e/ou interesses das pessoas idosas quanto à matemática. Os participantes da pesquisa são idosos que participaram de atividades oferecidas pelo projeto de extensão Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI/UFPel. O texto discorre sobre questões que envolvem a educação para as pessoas desta faixa etária abordando aspectos como o crescimento da população idosa no Brasil, o direito à educação em todas as idades, além de apresentar um breve histórico sobre o surgimento das Universidades Abertas à Pessoas Idosas antes de abordar o caso específico da UNAPI da Universidade Federal de Pelotas, locus da presente pesquisa. É utilizada a História Oral como referencial teórico-metodológico para a produção das fontes orais. Tais fontes são resultado do que foi dito nas entrevistas com cinco idosos matriculados na UNAPI em 2021, nas quais foi oportunizado a eles próprios compartilharem suas memórias em relação à participação no projeto, bem como suas experiências cotidianas com relação a matemática. Por fim, foram analisados alguns aspectos a partir desses diálogos, onde se buscou compreender como é a relação dos idosos com o projeto e fazer uma aproximação com possibilidades formativas no campo da Educação Matemática.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rios, Diogo Franco


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem