dc.creator | Mota, Mateus Schmeckel | |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T18:51:41Z | |
dc.date.available | 2022-09-15 | |
dc.date.available | 2022-09-15T18:51:41Z | |
dc.date.issued | 2022-07-29 | |
dc.identifier.citation | MOTA, Mateus Schmeckel. Experiências de Idosos com a matemática no contexto da “Universidade Aberta Para Idosos” da Universidade Federal de Pelotas. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8675 | |
dc.description.abstract | This qualitative research aimed to produce oral sources about how the elderly
relate to mathematics and, based on these narratives, produce some reflections
that allow the identification of some needs and/or interests of elderly people
regarding mathematics. The research participants are elderly people who
participated in activities offered by the extension project “Universidade Aberta
Para Idosos - UNAPI/UFPel”. The text discusses issues involving education for
people of this age group, addressing aspects such as the growth of the elderly
population in Brazil, the right to education at all ages, in addition to presenting
a brief history of the emergence of Universities Open to Elderly People. before
approaching the specific case of the UNAPI of the Federal University of Pelotas,
locus of the present research. Oral History is used as a theoretical-methodological framework for the production of oral sources. Such sources are
the result of what was said in interviews with five elderly people enrolled at
UNAPI in 2021, in which they themselves were given the opportunity to share
their memories regarding participation in the project, as well as their everyday
experiences with mathematics. Finally, some aspects were analyzed from these
dialogues, which sought to understand how the relationship of the elderly with
the project is and to make an approximation with training possibilities in the field
of Mathematics Education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de idosos | pt_BR |
dc.subject | Educação ao longo da vida | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Elderly education | pt_BR |
dc.subject | Lifelong education | pt_BR |
dc.subject | University extension | pt_BR |
dc.title | Experiências de Idosos com a matemática no contexto da “Universidade Aberta Para Idosos” da Universidade Federal de Pelotas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Experiences of the Elderly with Mathematics in the context of the “Universidade Aberta Para Idosos - UNAPI/UFPel”. of the Federal University of Pelotas. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8058790578785777 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7498606960275122 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de caráter qualitativo teve por objetivos a produção de
fontes orais a respeito de como os idosos se relacionam com a matemática e,
a partir dessas narrativas, produzir algumas reflexões que permitam identificar
algumas necessidades e/ou interesses das pessoas idosas quanto à
matemática. Os participantes da pesquisa são idosos que participaram de
atividades oferecidas pelo projeto de extensão Universidade Aberta Para
Idosos - UNAPI/UFPel. O texto discorre sobre questões que envolvem a
educação para as pessoas desta faixa etária abordando aspectos como o
crescimento da população idosa no Brasil, o direito à educação em todas as
idades, além de apresentar um breve histórico sobre o surgimento das
Universidades Abertas à Pessoas Idosas antes de abordar o caso específico
da UNAPI da Universidade Federal de Pelotas, locus da presente pesquisa. É
utilizada a História Oral como referencial teórico-metodológico para a produção
das fontes orais. Tais fontes são resultado do que foi dito nas entrevistas com
cinco idosos matriculados na UNAPI em 2021, nas quais foi oportunizado a eles
próprios compartilharem suas memórias em relação à participação no projeto,
bem como suas experiências cotidianas com relação a matemática. Por fim,
foram analisados alguns aspectos a partir desses diálogos, onde se buscou
compreender como é a relação dos idosos com o projeto e fazer uma
aproximação com possibilidades formativas no campo da Educação
Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rios, Diogo Franco | |