A publicidade infantil nos canais de youtubers mirins e a violação dos direitos da criança: análise do canal Maria Clara e JP
Resumo
Com a difusão das mídias digitais e o surgimento do Youtube, as empresas encontraram um novo caminho para anunciar seus produtos e serviços às crianças, utilizando-se da popularidade dos youtubers mirins. Por serem indivíduos em fase de desenvolvimento, o ordenamento jurídico brasileiro adotou um sistema de proteção especial às crianças e adolescentes, fundado na Doutrina da Proteção Integral, irradiando seus efeitos a todas as áreas do Direito. No âmbito das relações de consumo, as crianças são consideradas hipervulneráveis e, portanto, fazem jus a proteção contra os atentados do mercado de consumo e da publicidade infantil. Em face disso, a presente pesquisa busca responder ao seguinte problema: a publicidade veiculada nos canais de youtubers mirins viola o direito das crianças enquanto espectadoras? Para tanto, o método adotado foi o dedutivo e a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, onde utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, para a compreensão dos conceitos que permeiam o tema objeto do trabalho, e de pesquisa empírica, em que o campo de análise foi o canal dos youtubers mirins Maria Clara e JP. Para o tratamento dos dados coletados foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Por fim, concluiu-se que o canal dos youtubers possui publicidade e que se trata de publicidade infantil, violando, portanto, os direitos da criança espectadora.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: