Entrelaçamentos entre economia e educação matemática: PPCs de licenciatura em matemática.
Abstract
A dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Currículo, História, Cultura e
Educação Matemática e discute sobre as relações entre Economia e Educação
Matemática. Questiona: como os currículos vigentes, expressos nos PPCs de
Licenciatura em Matemática da UFPel, consideram a Economia e a Educação
Matemática? Problematiza os PPCs de licenciatura em Matemática da UFPel,
considerando os entrelaçamentos entre a Economia e a Educação Matemática.
Pesquisa de abordagem qualitativa, com análise de dois documentos: PPCs de
Licenciatura em Matemática do diurno (2019a) e do noturno (2019b). Os
materiais foram organizados em duas temáticas: sociedade e atualidade e
mercado de trabalho, subdivididos em quatro grupos de sentido: demandas da
sociedade; atualidade; demandas do mercado de trabalho; e posição no
mercado de trabalho. Na temática sociedade e atualidade, destaca-se a
intencionalidade dos PPCs de construir um Curso que busca atender as
demandas da sociedade e da coletividade, e de formar profissionais com
capacidade de reflexão e consciência crítica. Na temática mercado de trabalho,
aponta-se a preocupação em descrever as características do mercado de
trabalho e de produzir egressos com habilidades relacionadas à autonomia e à
adaptação rápida, para competirem no mercado de trabalho. Discute-se que os
PPCs podem ser fonte de manutenção do status quo ou geradores de mudanças,
por isso há a necessidade de tensionar as relações entre Economia e Educação
Matemática, de refletir sobre as mudanças nos documentos, nos currículos
vigentes, expressos nos PPCs de Licenciatura em Matemática da UFPel.
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