dc.creator | Hoffmeister, Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T19:16:02Z | |
dc.date.available | 2022-10-07 | |
dc.date.available | 2022-10-07T19:16:02Z | |
dc.date.issued | 2022-08-26 | |
dc.identifier.citation | HOFFMEISTER, Gabriela. Entrelaçamentos entre economia e educação matemática: PPCs de licenciatura em matemática. Orientadora: Marta Cristina Cezar Pozzobon. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8714 | |
dc.description.abstract | The dissertation is part of the Line of Research Curriculum, History, Culture and
Mathematics Education and discusses the relations between Economics and
Mathematics Education. Question: how do the current curricula, expressed in the
PPCs of Mathematics Degree at UFPel, consider Economics and Mathematics
Education? It problematizes the PPCs of degree in Mathematics at UFPel,
considering the intertwining between Economics and Mathematics Education.
Qualitative research, with analysis of two documents: PPCs of Degree in
Mathematics of the diurnal (2019a) and nocturne (2019b). The materials were
organized into two themes: Society and current topics and labor market,
subdivided into 4 meaning groups: demands of society; current topics; demands
of the labor market; and position in the labor market. In the theme Society and
current topics, we highlight the intention of the PPCs to build a Course that seeks
to meet the demands of society and the collectivity, and to train professionals with
capacity for reflection and critical awareness. In the theme Labor market, it is
pointed out the concern to describe the characteristics of the labor market and to
produce graduates with skills related to autonomy and rapid adaptation, in to
compete in the labor market. It is discussed that PPCs can be a source of
maintenance of the status quo or generators of changes, so there is a need to
tension the relations between Economics and Mathematics Education, to reflect
on the changes in the documents, in the current curricula, expressed in the PPCs
of Mathematics Degree at UFPel. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Política cultural | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Economy | pt_BR |
dc.subject | Degree in mathematics | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.title | Entrelaçamentos entre economia e educação matemática: PPCs de licenciatura em matemática. | pt_BR |
dc.title.alternative | Intertwining between economics and mathematics education: PPCs degree in mathematics. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2840331612004747 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502904964107859 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Currículo, História, Cultura e
Educação Matemática e discute sobre as relações entre Economia e Educação
Matemática. Questiona: como os currículos vigentes, expressos nos PPCs de
Licenciatura em Matemática da UFPel, consideram a Economia e a Educação
Matemática? Problematiza os PPCs de licenciatura em Matemática da UFPel,
considerando os entrelaçamentos entre a Economia e a Educação Matemática.
Pesquisa de abordagem qualitativa, com análise de dois documentos: PPCs de
Licenciatura em Matemática do diurno (2019a) e do noturno (2019b). Os
materiais foram organizados em duas temáticas: sociedade e atualidade e
mercado de trabalho, subdivididos em quatro grupos de sentido: demandas da
sociedade; atualidade; demandas do mercado de trabalho; e posição no
mercado de trabalho. Na temática sociedade e atualidade, destaca-se a
intencionalidade dos PPCs de construir um Curso que busca atender as
demandas da sociedade e da coletividade, e de formar profissionais com
capacidade de reflexão e consciência crítica. Na temática mercado de trabalho,
aponta-se a preocupação em descrever as características do mercado de
trabalho e de produzir egressos com habilidades relacionadas à autonomia e à
adaptação rápida, para competirem no mercado de trabalho. Discute-se que os
PPCs podem ser fonte de manutenção do status quo ou geradores de mudanças,
por isso há a necessidade de tensionar as relações entre Economia e Educação
Matemática, de refletir sobre as mudanças nos documentos, nos currículos
vigentes, expressos nos PPCs de Licenciatura em Matemática da UFPel. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pozzobon, Marta Cristina Cezar | |