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Entrelaçamentos entre economia e educação matemática: PPCs de licenciatura em matemática.
dc.creator | Hoffmeister, Gabriela | |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T19:16:02Z | |
dc.date.available | 2022-10-07 | |
dc.date.available | 2022-10-07T19:16:02Z | |
dc.date.issued | 2022-08-26 | |
dc.identifier.citation | HOFFMEISTER, Gabriela. Entrelaçamentos entre economia e educação matemática: PPCs de licenciatura em matemática. Orientadora: Marta Cristina Cezar Pozzobon. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8714 | |
dc.description.abstract | The dissertation is part of the Line of Research Curriculum, History, Culture and Mathematics Education and discusses the relations between Economics and Mathematics Education. Question: how do the current curricula, expressed in the PPCs of Mathematics Degree at UFPel, consider Economics and Mathematics Education? It problematizes the PPCs of degree in Mathematics at UFPel, considering the intertwining between Economics and Mathematics Education. Qualitative research, with analysis of two documents: PPCs of Degree in Mathematics of the diurnal (2019a) and nocturne (2019b). The materials were organized into two themes: Society and current topics and labor market, subdivided into 4 meaning groups: demands of society; current topics; demands of the labor market; and position in the labor market. In the theme Society and current topics, we highlight the intention of the PPCs to build a Course that seeks to meet the demands of society and the collectivity, and to train professionals with capacity for reflection and critical awareness. In the theme Labor market, it is pointed out the concern to describe the characteristics of the labor market and to produce graduates with skills related to autonomy and rapid adaptation, in to compete in the labor market. It is discussed that PPCs can be a source of maintenance of the status quo or generators of changes, so there is a need to tension the relations between Economics and Mathematics Education, to reflect on the changes in the documents, in the current curricula, expressed in the PPCs of Mathematics Degree at UFPel. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Política cultural | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Economy | pt_BR |
dc.subject | Degree in mathematics | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.title | Entrelaçamentos entre economia e educação matemática: PPCs de licenciatura em matemática. | pt_BR |
dc.title.alternative | Intertwining between economics and mathematics education: PPCs degree in mathematics. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2840331612004747 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502904964107859 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Currículo, História, Cultura e Educação Matemática e discute sobre as relações entre Economia e Educação Matemática. Questiona: como os currículos vigentes, expressos nos PPCs de Licenciatura em Matemática da UFPel, consideram a Economia e a Educação Matemática? Problematiza os PPCs de licenciatura em Matemática da UFPel, considerando os entrelaçamentos entre a Economia e a Educação Matemática. Pesquisa de abordagem qualitativa, com análise de dois documentos: PPCs de Licenciatura em Matemática do diurno (2019a) e do noturno (2019b). Os materiais foram organizados em duas temáticas: sociedade e atualidade e mercado de trabalho, subdivididos em quatro grupos de sentido: demandas da sociedade; atualidade; demandas do mercado de trabalho; e posição no mercado de trabalho. Na temática sociedade e atualidade, destaca-se a intencionalidade dos PPCs de construir um Curso que busca atender as demandas da sociedade e da coletividade, e de formar profissionais com capacidade de reflexão e consciência crítica. Na temática mercado de trabalho, aponta-se a preocupação em descrever as características do mercado de trabalho e de produzir egressos com habilidades relacionadas à autonomia e à adaptação rápida, para competirem no mercado de trabalho. Discute-se que os PPCs podem ser fonte de manutenção do status quo ou geradores de mudanças, por isso há a necessidade de tensionar as relações entre Economia e Educação Matemática, de refletir sobre as mudanças nos documentos, nos currículos vigentes, expressos nos PPCs de Licenciatura em Matemática da UFPel. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pozzobon, Marta Cristina Cezar |