dc.creator | Silva, Pierre Teixeira da | |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T11:56:59Z | |
dc.date.available | 2022-10-10 | |
dc.date.available | 2022-10-11T11:56:59Z | |
dc.date.issued | 2022-06-01 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Pierre Teixeira da. Se constituindo docente pela vivência em um Projeto Estratégico Institucional da UFPel. 2022. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8722 | |
dc.description.abstract | The present study is a qualitative research, from the perspective of Bogdan and Biklen
(1994), but also presents itself as ethnographic, according to Lüdke and André (2017).
With this study, I sought to answer the following guiding question: How did the process
of constructing professorship take place, in your studies of graduates from UFPel, as
students of the GAMA project? This is a unified strategy project by university, which
aims to help students from UFPel and abroad who had difficulties in mathematics,
doing so through research, teaching and extension activities. The subjects of were five
graduates of UFPel, who acted as fellows of the project at some point in their
graduation. Thus, the main objective of this research is an understanding of how the
participation of these subjects, while the GAMA Scholars, led them to the exercise of
teaching. To begin with, I relied on Severino (2007), for the elaboration of the memorial,
in which I portray a little of my academic trajectory and the construction of my
professorship as a GAMA scholarship holder. As a way of approaching the issue of
learning indoctrination, realize understanding, using an et al. (2016). Regarding the
research methodology developed, I refer to Richardson (2017) to characterize what
methodology is. Thus, this study was developed in four moments: identification of
former GAMA grantees; Pilot, with the development of a research of perspective by Gil
(2008); data collection with interviews according to Gil (2008), using semi-structured
interviews according to Manzini (1990; 1991); and content analysis, from the
perspective of Bardin (2014). My theoretical framework presents four important
concepts for this research, they are teachers, professionalism, professionalization and
identity, according to Bolzan and Isaia (2006), Contreras (2012), Ferreira (2009) and
Nóvoa (1995). The analysis of the answers is promising and presents a positive
indication for the study. Finally, as I give my first students, I feel excited to pursue
further studies in order to contribute to research on initial teacher education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Professoralidade | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
dc.subject | Projetos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professorship | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Degree in mathematics | pt_BR |
dc.subject | Teaching projects | pt_BR |
dc.title | Se constituindo docente pela vivência em um Projeto Estratégico Institucional da UFPel. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1501784279872193 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866864802999230 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo se trata de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva de Bogdan e
Biklen (1994), mas também se apresenta como etnográfica, de acordo com Lüdke e
André (2017). Com este estudo, busquei responder a seguinte pergunta diretriz: como
se deu o processo de construção da professoralidade, em acadêmicos egressos da
UFPel, enquanto bolsistas do projeto GAMA? Esse é um projeto de estratégia
unificada da UFPel, que visa auxiliar os estudantes da universidade e de fora dela que
possuam dificuldades em Matemática, fazendo isso por meio de atividades de
pesquisa, ensino e extensão. Os sujeitos de pesquisa foram cinco egressos da UFPel,
os quais atuaram como bolsistas do projeto em algum momento de suas graduações.
Assim, o objetivo principal desta pesquisa é buscar uma compreensão de como a
participação desses sujeitos, enquanto bolsistas do GAMA, levou-os ao exercício da
docência. Para começar, apoiei-me em Severino (2007), para a elaboração do
memorial, no qual retrato um pouco da minha trajetória acadêmica e a construção da
minha professoralidade enquanto bolsista do GAMA. Como forma de encontrar
trabalhos que abordassem aspectos relativos à constituição da docência, realizei um
mapeamento, utilizando a perspectiva de Fiorentini et al. (2016). Tratando-se da
metodologia de pesquisa adotada, refiro-me a Richardson (2017) para caracterizar o
que é metodologia. Assim, este estudo se desenvolveu em quatro momentos:
identificação dos ex-bolsistas do projeto GAMA; desenvolvimento de uma pesquisa
piloto, com uso de questionário na perspectiva de Gil (2008); coleta dos dados
mediante entrevistas de acordo com Gil (2008), utilizando entrevista semiestruturada
segundo Manzini (1990; 1991); e análise de conteúdo, com a perspectiva de Bardin
(2014). Meu referencial teórico apresenta quatro importantes conceitos para esta
pesquisa, que são professoralidade, profissionalidade, profissionalização e
identidade, segundo Bolzan e Isaia (2006), Contreras (2012), Ferreira (2009) e Nóvoa
(1995). A análise das respostas se mostra promissora e apresenta indícios positivos,
que podem indicar uma continuidade para o estudo. Por fim, ao dar os meus primeiros
passos como pesquisador, sinto-me animado para seguir desenvolvendo outros
estudos, a fim de contribuir com as pesquisas sobre formação inicial de professores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Denise Nascimento | |