Se constituindo docente pela vivência em um Projeto Estratégico Institucional da UFPel.
Resumo
O presente estudo se trata de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva de Bogdan e
Biklen (1994), mas também se apresenta como etnográfica, de acordo com Lüdke e
André (2017). Com este estudo, busquei responder a seguinte pergunta diretriz: como
se deu o processo de construção da professoralidade, em acadêmicos egressos da
UFPel, enquanto bolsistas do projeto GAMA? Esse é um projeto de estratégia
unificada da UFPel, que visa auxiliar os estudantes da universidade e de fora dela que
possuam dificuldades em Matemática, fazendo isso por meio de atividades de
pesquisa, ensino e extensão. Os sujeitos de pesquisa foram cinco egressos da UFPel,
os quais atuaram como bolsistas do projeto em algum momento de suas graduações.
Assim, o objetivo principal desta pesquisa é buscar uma compreensão de como a
participação desses sujeitos, enquanto bolsistas do GAMA, levou-os ao exercício da
docência. Para começar, apoiei-me em Severino (2007), para a elaboração do
memorial, no qual retrato um pouco da minha trajetória acadêmica e a construção da
minha professoralidade enquanto bolsista do GAMA. Como forma de encontrar
trabalhos que abordassem aspectos relativos à constituição da docência, realizei um
mapeamento, utilizando a perspectiva de Fiorentini et al. (2016). Tratando-se da
metodologia de pesquisa adotada, refiro-me a Richardson (2017) para caracterizar o
que é metodologia. Assim, este estudo se desenvolveu em quatro momentos:
identificação dos ex-bolsistas do projeto GAMA; desenvolvimento de uma pesquisa
piloto, com uso de questionário na perspectiva de Gil (2008); coleta dos dados
mediante entrevistas de acordo com Gil (2008), utilizando entrevista semiestruturada
segundo Manzini (1990; 1991); e análise de conteúdo, com a perspectiva de Bardin
(2014). Meu referencial teórico apresenta quatro importantes conceitos para esta
pesquisa, que são professoralidade, profissionalidade, profissionalização e
identidade, segundo Bolzan e Isaia (2006), Contreras (2012), Ferreira (2009) e Nóvoa
(1995). A análise das respostas se mostra promissora e apresenta indícios positivos,
que podem indicar uma continuidade para o estudo. Por fim, ao dar os meus primeiros
passos como pesquisador, sinto-me animado para seguir desenvolvendo outros
estudos, a fim de contribuir com as pesquisas sobre formação inicial de professores.
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