dc.creator | Ribeiro, Melissa Novack Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T12:03:38Z | |
dc.date.available | 2022-11-10 | |
dc.date.available | 2022-11-10T12:03:38Z | |
dc.date.issued | 2022-07-28 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Melissa Novack Oliveira. Potencialidades do uso do vídeo “Soma 3” do Projeto MathLibras para o ensino de Matemática para crianças surdas, a partir da percepção de duas professoras. 2022. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8791 | |
dc.description.abstract | This academic research considers a qualitative approach and is a case study
whose research question is “What is the perception of teachers about the use of
the ‘Soma 3’ movie to teach Mathematics to deaf children in the 1st and 2nd
year of Elementary School?”. Searching for an answer to this question, the
general goal was to analyze the potential use of the “Soma 3” movie in the
teaching of Mathematics for deaf children in the 1st and 2nd year of Elementary
School, from the perception of two teachers. This text discusses the teaching of
mathematics, visuality, and Deaf Education. The research subjects were two
teachers, one deaf and one hearing, from the initial years of Elementary School
at Escola Especial Professor Alfredo Dub (a bilingual school for the deaf) in the
city of Pelotas/RS. The method used as a source of production and data
collection was a questionnaire applied to the teachers, which returned with
written answers from the hearing teacher and, in video form, from the deaf
teacher. The basis for this investigation was Content Analysis. As a result of this
research, we registered the importance of visuality in the teaching of
Mathematics for deaf children, but with the emphasis that this does not apply
only to them. It was also possible to perceive that the visuals interfere positively
with the learning of these children, including the use of didactic videos as a
resource. From the research conducted, it was figured it out that this is an
excellent resource for teaching. It is noteworthy about the use of the analyzed
video that despite being configured as a positive instrument, it is not indicated
for the 1st and 2nd years of Elementary School, due to its difficulty level.
Another aspect found about the use of this type of video is related to the
language. For it to be used without the teacher's help, deaf children must have
a more developed language, is that greater fluency in sign language. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | MathLibras | pt_BR |
dc.subject | Early years | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.subject | Deaf | pt_BR |
dc.subject | Video | pt_BR |
dc.title | Potencialidades do uso do vídeo “Soma 3” do Projeto MathLibras para o ensino de Matemática para crianças surdas, a partir da percepção de duas professoras. | pt_BR |
dc.title.alternative | Potentialities of using the “Soma 3” movie, from the MathLibras Project, for teaching Mathematics to deaf children, based on the perception of two teachers. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8658967466694747 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5437896504110766 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, de caráter qualitativo, define-se como um estudo de caso,
e tem como questão de pesquisa: “Qual a percepção das professoras sobre o
uso do vídeo ‘Soma 3’ para o ensino de Matemática para crianças surdas do 1º
e do 2º anos do Ensino Fundamental?”. Buscando responder à questão, o
objetivo geral foi analisar a potencialidade do uso do vídeo “Soma 3” para o
ensino de Matemática para crianças surdas do 1º e do 2º ano do Ensino
Fundamental, a partir da percepção de duas professoras. O texto discorre
sobre o ensino da Matemática, a visualidade e a Educação de Surdos. Os
sujeitos da pesquisa foram duas professoras dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental da Escola Especial Professor Alfredo Dub, escola bilíngue de
surdos na cidade de Pelotas/RS, uma surda e uma ouvinte. A metodologia
utilizada como fonte de produção e coleta de dados foi um questionário
aplicado às professoras, sendo o retorno com as respostas, por escrito da
professora ouvinte e, em forma de vídeo, da professora surda. A análise foi
feita a partir da Análise de Conteúdo. Como resultado da presente pesquisa fica
registrada a importância da visualidade no ensino da Matemática para crianças
surdas, porém com o destaque que isso não se aplica exclusivamente a elas.
Também foi possível perceber que o visual interfere de forma positiva na
aprendizagem dessas crianças, inclusive com o uso de vídeos didáticos como
um recurso, pois a partir da pesquisa realizada, se constatou que este é um
excelente recurso para o ensino. Destaca-se, quanto ao uso do vídeo
analisado, que apesar de se configurar como um instrumento positivo, não é
indicado para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, devido ao seu nível de
dificuldade. Outro aspecto constatado sobre o uso deste tipo de vídeo é quanto
à língua, pois para que possa ser usado sem auxílio das professoras, será
preciso que as crianças surdas tenham sua língua mais desenvolvida, ou seja,
uma maior fluência na língua de sinais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grützmann, Thaís Philipsen | |