dc.creator | Gomes, Daniele Antunes Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T13:08:55Z | |
dc.date.available | 2022-11-16 | |
dc.date.available | 2022-11-16T13:08:55Z | |
dc.date.issued | 2022-08-12 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Daniele Antunes Barbosa. Etnomatemática por meio de fotografias e vídeos na visão dos alunos de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Orientador: Josias Pereira da Silva. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8798 | |
dc.description.abstract | Understanding the student through their behavior consists of perceiving the different
perspectives and practices they develop in the construction of their knowledge.
Regarding mathematics, the Brazilian Basic Education Development Index presents
worrying data over the years, mainly, this gap between the student's reality,
mathematics taught from repetitive exercises and mathematics experienced in
everyday life. Thus, the objective of this study is to understand how students perceive
Ethnomathematics present in their daily lives, through professi ons recorded in
photographs and videos, by the students themselves. They are elementary school
students – final years – of a public school located in the center of Pelotas-RS. The
classes chosen were students of the researcher teacher before the pandemic a nd
who had already started the data collection process. Upon returning from face -to-face
classes, the researcher continued with the same classes, took advantage of the
material collected and continued the research work. The present investigation was of
a qualitative nature, with a case study approach. Data collection was carried out
through interviews and image records that began to be examined within the
perspective of descriptive analysis. As a research finding, it was discovered that the
realization of a video with the images photographed by the students, brought several
benefits: recording of everyday mathematics and understanding that it is present in
several daily actions, visual material for consultation with students, the video it can
also be a didactic tool for other classes, and as a stimulus for the production of new
videos that bring the knowledge learned in the educational context. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Produção de vídeo estudantil | pt_BR |
dc.subject | Profissões | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ethnomathematics | pt_BR |
dc.subject | Student video production | pt_BR |
dc.subject | Professions | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | A etnomatemática por meio de fotografias e vídeos na visão dos alunos de uma escola pública do Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.title.alternative | Ethnomathematics through photographs and videos in the eyes of the students from a public school in Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6835324588618618 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8229279571627360 | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreender o aluno por meio de seu comportamento, consiste em perceber os
diferentes olhares e práticas que desenvolvem na construção de seus saberes. Com
relação a matemática, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Brasileira,
apresenta dados preocupantes ao longo dos anos, principalmente, este afastamento
que há entre a realidade do aluno, a matemática ensinada a partir de exercícios
repetitivos e a matemática vivenciada no dia a dia. Assim, o objetivo deste estudo é
compreender como os estudantes percebem a Etnomatemática presente em seu
cotidiano, por meio de profissões registradas em fotografias e vídeos, pelos próprios
estudantes. São alunos do ensino fundamental – anos finais – de uma escola pública
localizada no centro da cidade de Pelotas-RS. As turmas escolhidas eram de alunos
da professora pesquisadora antes da pandemia e que já haviam iniciado o processo
de coleta de dados. Ao retorno das aulas presenciais a pesquisadora seguiu com as
mesmas turmas, aproveitou o material coletado e deu continuidade ao trabalho de
pesquisa. A presente investigação foi de cunho qualitativo, com abordagem no
estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e registros
de imagens que passaram a ser examinadas dentro da perspectiva de análise
descritiva. Como achado da pesquisa descobriu-se que a realização de um vídeo
com as imagens fotografadas pelos alunos, trouxe vários benefícios: registro da
matemática do cotidiano e compreensão de que ela está presente em várias ações
diárias, material visual de consulta aos alunos, o vídeo pode ser uma ferramenta
didática também para outras turmas, e como estímulo para a produção de novos
vídeos que trazem os saberes aprendidos no contexto educacional. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Josias Pereira da | |