Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGomes, Daniele Antunes Barbosa
dc.date.accessioned2022-11-16T13:08:55Z
dc.date.available2022-11-16
dc.date.available2022-11-16T13:08:55Z
dc.date.issued2022-08-12
dc.identifier.citationGOMES, Daniele Antunes Barbosa. Etnomatemática por meio de fotografias e vídeos na visão dos alunos de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Orientador: Josias Pereira da Silva. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8798
dc.description.abstractUnderstanding the student through their behavior consists of perceiving the different perspectives and practices they develop in the construction of their knowledge. Regarding mathematics, the Brazilian Basic Education Development Index presents worrying data over the years, mainly, this gap between the student's reality, mathematics taught from repetitive exercises and mathematics experienced in everyday life. Thus, the objective of this study is to understand how students perceive Ethnomathematics present in their daily lives, through professi ons recorded in photographs and videos, by the students themselves. They are elementary school students – final years – of a public school located in the center of Pelotas-RS. The classes chosen were students of the researcher teacher before the pandemic a nd who had already started the data collection process. Upon returning from face -to-face classes, the researcher continued with the same classes, took advantage of the material collected and continued the research work. The present investigation was of a qualitative nature, with a case study approach. Data collection was carried out through interviews and image records that began to be examined within the perspective of descriptive analysis. As a research finding, it was discovered that the realization of a video with the images photographed by the students, brought several benefits: recording of everyday mathematics and understanding that it is present in several daily actions, visual material for consultation with students, the video it can also be a didactic tool for other classes, and as a stimulus for the production of new videos that bring the knowledge learned in the educational context.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectProdução de vídeo estudantilpt_BR
dc.subjectProfissõespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectStudent video productionpt_BR
dc.subjectProfessionspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA etnomatemática por meio de fotografias e vídeos na visão dos alunos de uma escola pública do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.title.alternativeEthnomathematics through photographs and videos in the eyes of the students from a public school in Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6835324588618618pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8229279571627360pt_BR
dc.description.resumoCompreender o aluno por meio de seu comportamento, consiste em perceber os diferentes olhares e práticas que desenvolvem na construção de seus saberes. Com relação a matemática, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Brasileira, apresenta dados preocupantes ao longo dos anos, principalmente, este afastamento que há entre a realidade do aluno, a matemática ensinada a partir de exercícios repetitivos e a matemática vivenciada no dia a dia. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como os estudantes percebem a Etnomatemática presente em seu cotidiano, por meio de profissões registradas em fotografias e vídeos, pelos próprios estudantes. São alunos do ensino fundamental – anos finais – de uma escola pública localizada no centro da cidade de Pelotas-RS. As turmas escolhidas eram de alunos da professora pesquisadora antes da pandemia e que já haviam iniciado o processo de coleta de dados. Ao retorno das aulas presenciais a pesquisadora seguiu com as mesmas turmas, aproveitou o material coletado e deu continuidade ao trabalho de pesquisa. A presente investigação foi de cunho qualitativo, com abordagem no estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e registros de imagens que passaram a ser examinadas dentro da perspectiva de análise descritiva. Como achado da pesquisa descobriu-se que a realização de um vídeo com as imagens fotografadas pelos alunos, trouxe vários benefícios: registro da matemática do cotidiano e compreensão de que ela está presente em várias ações diárias, material visual de consulta aos alunos, o vídeo pode ser uma ferramenta didática também para outras turmas, e como estímulo para a produção de novos vídeos que trazem os saberes aprendidos no contexto educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Josias Pereira da


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem