Oficinas de matemática: desenvolvimento de atividades e jogos em duas turmas de 2º ano na percepção das professoras

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Data
2022-08-29Autor
Gonçalves, Patricia Michie Umetsubo
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A presente pesquisa de caráter qualitativo se define como um estudo de caso e tem
como questão norteadora “qual a contribuição das Oficinas de Matemática, com
crianças de duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada,
em 2018 e 2019, a partir da percepção das professoras?”. Para responder à
questão, o objetivo da pesquisa foi: analisar a contribuição das Oficinas de
Matemática, com crianças de duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental de uma
escola privada, em 2018 e 2019, a partir da percepção das professoras. Os sujeitos
da pesquisa foram as duas professoras titulares das turmas participantes, que
receberam as oficinas, de uma escola localizada na cidade de Pelotas no Rio
Grande do Sul (RS). O texto perpassa por uma discussão das produções das
Oficinas de Matemática no contexto do MathLibras, vinculado à Universidade
Federal de Pelotas, e também do ensino de Matemática por meio de oficinas com
jogos e atividades. A produção e a coleta de dados foram realizadas a partir de
questionário e entrevista com as duas professoras. A análise dos dados foi
desenvolvida mediante a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (1977). Dessa
análise, emergiram três categorias: formação inicial e continuada das professoras;
percepção sobre as oficinas; e potencial pedagógico das atividades e jogos. Como
resultados, destaca-se que as Oficinas Matemática podem ser mais eficazes do que
as abordagens tradicionais, visando melhorar o aprendizado dos alunos. Por fim,
ficou evidente que as oficinas contribuíram no aprendizado dos alunos, ao longo do
ano letivo, e que representaram uma prática para melhorar o ensino e a
aprendizagem de matemática.
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