dc.creator | Gonçalves, Patricia Michie Umetsubo | |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T20:41:48Z | |
dc.date.available | 2022-12-01 | |
dc.date.available | 2022-12-01T20:41:48Z | |
dc.date.issued | 2022-08-29 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Patrícia Michie Umetsubo. Oficinas de matemática: desenvolvimento de atividades e jogos em duas turmas de 2º ano na percepção das professoras. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e
Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8802 | |
dc.description.abstract | This qualitative research is defined as a case study and has as its guiding question
“What is the contribution of Mathematics workshops, with children from two classes
of 2nd grade of Elementary School in a private school, in 2018 and 2019, from the
perception of teachers?”. To answer the question, the objective of the research was:
to analyze the contribution of Mathematics workshops, with children from two classes
of 2nd grade of Elementary School in a private school, in 2018 and 2019, from the
perception of teachers. The subjects of the research were the two tenured teachers
of the participating classes, who received the workshops, from a school located in the
city of Pelotas in Rio Grande do Sul (RS). The text goes through a discussion of the
productions of Mathematics workshops in the context of MathLibras, linked to the
Federal University of Pelotas, and also the teaching of mathematics through
workshops with games and activities. The production and data collection were carried
out from a questionnaire and interview with the two teachers. Data analysis was
developed through content analysis, according to Bardin (1977). From this analysis,
three categories emerged: initial and continuing education of teachers; perception of
workshops; and pedagogical potential of activities and games. As a result, it is
highlighted that math workshops can be more effective than traditional approaches,
aiming to improve student learning. Finally, it was evident that the workshops
contributed to the students ' learning throughout the school year, and that they
represented a practice to improve the teaching and learning of mathematics. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Oficinas de matemática | pt_BR |
dc.subject | Projetos de extensão | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | MathLibras | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics workshops | pt_BR |
dc.subject | Extension projects | pt_BR |
dc.subject | Early years | pt_BR |
dc.subject | MathLibras | pt_BR |
dc.title | Oficinas de matemática: desenvolvimento de atividades e jogos em duas turmas de 2º ano na percepção das professoras | pt_BR |
dc.title.alternative | Math workshops: development of activities and games in two 2nd grade classes in the perception of teachers | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0128151276487868 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5437896504110766 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de caráter qualitativo se define como um estudo de caso e tem
como questão norteadora “qual a contribuição das Oficinas de Matemática, com
crianças de duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada,
em 2018 e 2019, a partir da percepção das professoras?”. Para responder à
questão, o objetivo da pesquisa foi: analisar a contribuição das Oficinas de
Matemática, com crianças de duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental de uma
escola privada, em 2018 e 2019, a partir da percepção das professoras. Os sujeitos
da pesquisa foram as duas professoras titulares das turmas participantes, que
receberam as oficinas, de uma escola localizada na cidade de Pelotas no Rio
Grande do Sul (RS). O texto perpassa por uma discussão das produções das
Oficinas de Matemática no contexto do MathLibras, vinculado à Universidade
Federal de Pelotas, e também do ensino de Matemática por meio de oficinas com
jogos e atividades. A produção e a coleta de dados foram realizadas a partir de
questionário e entrevista com as duas professoras. A análise dos dados foi
desenvolvida mediante a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (1977). Dessa
análise, emergiram três categorias: formação inicial e continuada das professoras;
percepção sobre as oficinas; e potencial pedagógico das atividades e jogos. Como
resultados, destaca-se que as Oficinas Matemática podem ser mais eficazes do que
as abordagens tradicionais, visando melhorar o aprendizado dos alunos. Por fim,
ficou evidente que as oficinas contribuíram no aprendizado dos alunos, ao longo do
ano letivo, e que representaram uma prática para melhorar o ensino e a
aprendizagem de matemática. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grützmann, Thaís Philipsen | |