Mostrar registro simples

dc.creatorGonçalves, Patricia Michie Umetsubo
dc.date.accessioned2022-12-01T20:41:48Z
dc.date.available2022-12-01
dc.date.available2022-12-01T20:41:48Z
dc.date.issued2022-08-29
dc.identifier.citationGONÇALVES, Patrícia Michie Umetsubo. Oficinas de matemática: desenvolvimento de atividades e jogos em duas turmas de 2º ano na percepção das professoras. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8802
dc.description.abstractThis qualitative research is defined as a case study and has as its guiding question “What is the contribution of Mathematics workshops, with children from two classes of 2nd grade of Elementary School in a private school, in 2018 and 2019, from the perception of teachers?”. To answer the question, the objective of the research was: to analyze the contribution of Mathematics workshops, with children from two classes of 2nd grade of Elementary School in a private school, in 2018 and 2019, from the perception of teachers. The subjects of the research were the two tenured teachers of the participating classes, who received the workshops, from a school located in the city of Pelotas in Rio Grande do Sul (RS). The text goes through a discussion of the productions of Mathematics workshops in the context of MathLibras, linked to the Federal University of Pelotas, and also the teaching of mathematics through workshops with games and activities. The production and data collection were carried out from a questionnaire and interview with the two teachers. Data analysis was developed through content analysis, according to Bardin (1977). From this analysis, three categories emerged: initial and continuing education of teachers; perception of workshops; and pedagogical potential of activities and games. As a result, it is highlighted that math workshops can be more effective than traditional approaches, aiming to improve student learning. Finally, it was evident that the workshops contributed to the students ' learning throughout the school year, and that they represented a practice to improve the teaching and learning of mathematics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectOficinas de matemáticapt_BR
dc.subjectProjetos de extensãopt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectMathLibraspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectMathematics workshopspt_BR
dc.subjectExtension projectspt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectMathLibraspt_BR
dc.titleOficinas de matemática: desenvolvimento de atividades e jogos em duas turmas de 2º ano na percepção das professoraspt_BR
dc.title.alternativeMath workshops: development of activities and games in two 2nd grade classes in the perception of teacherspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0128151276487868pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5437896504110766pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de caráter qualitativo se define como um estudo de caso e tem como questão norteadora “qual a contribuição das Oficinas de Matemática, com crianças de duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, em 2018 e 2019, a partir da percepção das professoras?”. Para responder à questão, o objetivo da pesquisa foi: analisar a contribuição das Oficinas de Matemática, com crianças de duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada, em 2018 e 2019, a partir da percepção das professoras. Os sujeitos da pesquisa foram as duas professoras titulares das turmas participantes, que receberam as oficinas, de uma escola localizada na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul (RS). O texto perpassa por uma discussão das produções das Oficinas de Matemática no contexto do MathLibras, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, e também do ensino de Matemática por meio de oficinas com jogos e atividades. A produção e a coleta de dados foram realizadas a partir de questionário e entrevista com as duas professoras. A análise dos dados foi desenvolvida mediante a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (1977). Dessa análise, emergiram três categorias: formação inicial e continuada das professoras; percepção sobre as oficinas; e potencial pedagógico das atividades e jogos. Como resultados, destaca-se que as Oficinas Matemática podem ser mais eficazes do que as abordagens tradicionais, visando melhorar o aprendizado dos alunos. Por fim, ficou evidente que as oficinas contribuíram no aprendizado dos alunos, ao longo do ano letivo, e que representaram uma prática para melhorar o ensino e a aprendizagem de matemática.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Grützmann, Thaís Philipsen


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples