dc.creator | Souza, Priscila Tereza Rodrigues Lanes | |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T17:43:46Z | |
dc.date.available | 2023-03-22 | |
dc.date.available | 2023-03-23T17:43:46Z | |
dc.date.issued | 2022-12-20 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Priscila Tereza Rodrigues Lanes. O enigma do bichano: conectando literatura com o pensamento algébrico. Orientador: Rafael Montoito Teixeira. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9187 | |
dc.description.abstract | This research is of a qualitative nature and had the general objective of
understanding the characteristics of algebraic thinking in order to, from this, elaborate
a literary-mathematical narrative that helps in the teaching and learning Algebra in
the early years of Elementary School. Initially, we invented the strategies used for
teaching and learning Algebra in contemporary times. Afterwards, we carried out a
survey of official national documents (National Curricular Parameters – PCNs,
National Literacy Pact at the Right Age – PNAIC and National Common Curricular
Base – BNCC), in order to understand how Algebra is inserted in the Brazilian
curriculum as an area of knowledge to be worked on since the early years of
elementary school. We also seek to understand the central points of algebraic
reasoning, according to Kaput (2008), and the characteristics of this mathematical
thinking in the view of some authors, such as Lins and Gimenez (2001) and Blanton
and Kaput (2005). History in which Algebra was present, we sought theoretical
support in the studies of Montoito (2011, 2020), Cunha (2019), Maria (2009), Farias
(2006) and Dalcin (2002), among other authors who discuss cognitive relationships
between children's literature, storytelling and Mathematics. Finally, we present a
literary-mathematical narrative aimed at children, composed of fable situations in
which the main characters are felines that seek to unravel enigmas that are
presented in the course of events; such history presents gaps that aim to be
completed. The research concluded that it is possible to build a literature, with the
purpose of stimulating the development of algebraic thinking in readers, using some
of the objects of knowledge and skills recommended in the BNCC of the Algebra
Thematic Unit of the early years of Elementary School. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Pensamento algébrico | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Paradidáticos | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Literatura e Matemática | pt_BR |
dc.subject | Algebraic thinking | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Paradidactics | pt_BR |
dc.subject | Early years | pt_BR |
dc.subject | Literature and Mathematics | pt_BR |
dc.title | O enigma do bichano: conectando literatura com o pensamento algébrico | pt_BR |
dc.title.alternative | The shrewd cat riddle: connecting literature with algebraic thinking | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8424332562407020 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8190742787917024 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve por objetivo geral compreender as
características do pensamento algébrico para, a partir disso, elaborar uma narrativa
literária-matemática que auxilie no ensino e aprendizagem de Álgebra nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente, inventariamos as estratégias utilizadas
para o ensino e aprendizagem de Álgebra na contemporaneidade. Após, realizamos
um levantamento em documentos oficiais de âmbito nacional (Parâmetros
Curriculares Nacionais – PCNs, Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa –
PNAIC e Base Nacional Comum Curricular – BNCC), a fim de compreendermos
como a Álgebra se insere no currículo brasileiro enquanto área do conhecimento a
ser trabalhada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também buscamos
compreender os pontos centrais do raciocínio algébrico, segundo Kaput (2008), e as
características desse pensamento matemático na visão de alguns autores, como
Lins e Gimenez (2001) e Blanton e Kaput (2005). Para entender como seria possível
criar uma história em que a Álgebra se fizesse presente, procuramos aporte teórico
nos estudos de Montoito (2011, 2020), Cunha (2019), Maria (2009), Farias (2006) e
Dalcin (2002), dentre outros autores que discutem as relações cognitivas entre
literatura infantil, contação de histórias e Matemática. Por fim, apresentamos uma
narrativa literária-matemática voltada ao público infantil, composta por situações
fabulares em que as personagens principais são felinos que buscam desvendar
enigmas apresentados no decorrer dos acontecimentos; tal história apresenta
lacunas que visam ser completadas. A pesquisa concluiu que é possível construir
uma literatura, com o propósito de estimular o desenvolvimento do pensamento
algébrico nos leitores, utilizando alguns dos objetos do conhecimento e habilidades
preconizados na BNCC da Unidade Temática de Álgebra dos anos iniciais do Ensino
Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Rafael Montoito | |