O enigma do bichano: conectando literatura com o pensamento algébrico

Fecha
2022-12-20Autor
Souza, Priscila Tereza Rodrigues Lanes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve por objetivo geral compreender as
características do pensamento algébrico para, a partir disso, elaborar uma narrativa
literária-matemática que auxilie no ensino e aprendizagem de Álgebra nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente, inventariamos as estratégias utilizadas
para o ensino e aprendizagem de Álgebra na contemporaneidade. Após, realizamos
um levantamento em documentos oficiais de âmbito nacional (Parâmetros
Curriculares Nacionais – PCNs, Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa –
PNAIC e Base Nacional Comum Curricular – BNCC), a fim de compreendermos
como a Álgebra se insere no currículo brasileiro enquanto área do conhecimento a
ser trabalhada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também buscamos
compreender os pontos centrais do raciocínio algébrico, segundo Kaput (2008), e as
características desse pensamento matemático na visão de alguns autores, como
Lins e Gimenez (2001) e Blanton e Kaput (2005). Para entender como seria possível
criar uma história em que a Álgebra se fizesse presente, procuramos aporte teórico
nos estudos de Montoito (2011, 2020), Cunha (2019), Maria (2009), Farias (2006) e
Dalcin (2002), dentre outros autores que discutem as relações cognitivas entre
literatura infantil, contação de histórias e Matemática. Por fim, apresentamos uma
narrativa literária-matemática voltada ao público infantil, composta por situações
fabulares em que as personagens principais são felinos que buscam desvendar
enigmas apresentados no decorrer dos acontecimentos; tal história apresenta
lacunas que visam ser completadas. A pesquisa concluiu que é possível construir
uma literatura, com o propósito de estimular o desenvolvimento do pensamento
algébrico nos leitores, utilizando alguns dos objetos do conhecimento e habilidades
preconizados na BNCC da Unidade Temática de Álgebra dos anos iniciais do Ensino
Fundamental.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: