Escrever, pintar palavras, desenhar pensamento: escrita como experiência de formação
Abstract
Esta pesquisa tem por objetivo problematizar a escrita como
experiência de formação. Partindo de algumas análises de Jorge Larrosa, no campo da Educação, sobre a experiência como aquilo que nos passa, como aquilo que desestabiliza o sujeito em suas referências de mundo, persegue-se a hipótese por uma escrita de cunho mais poético que possa constituir-se como experiência de dissolução e, neste sentido, como experiência de transformação do sujeito que escreve. Sendo assim, a experiência figura aqui como uma categoria de análise para pensar processos de formação que, através da escrita, possam também constituir-se a partir de uma certa dissolução das fronteiras que definem e delimitam os
territórios de conhecimento. Desde esse ponto adota-se o ensaio como método de composição da pesquisa, por ser ele um gênero híbrido de escritura que, situado entre uma escrita literária e uma escrita filosófica, tende a produzir não somente outras formas de escrita, como também outras formas de relação com a leitura no espaço acadêmico. O campo empírico da pesquisa constitui-se a partir de uma reflexão sobre a experiência de escrita do espetáculo As Estações na Cidade: exercício teatral em 4 movimentos. Experiência esta que motivou em grande parte o desenvolvimento do estudo aqui apresentado.