Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor

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Data
2011-07-08Autor
Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos
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Este trabalho buscou compreender questões acerca do Estágio Curricular
Supervisionado (ECS) e da Identidade Profissional (IP) de Professor, no
processo de formação dos professores. A questão balizadora dessa pesquisa
consistiu em entender quais as possíveis influências da regência de classe
realizada no Estágio Curricular Supervisionado para a construção da
Identidade Profissional de professor dos alunos do curso de Pedagogia da
Universidade Federal do Rio Grande FURG. O percurso trilhado por essa
investigação escolheu caminhos metodológicos que optaram por uma pesquisa
de abordagem qualitativa, a qual coletou dados por meio de entrevista semiestruturada
envolvendo seis colaboradoras de duas turmas do quarto ano do
curso referido, do turno da manhã e da noite. Por meio da análise e
interpretação dos dados foi possível perceber que, a formação inicial atendeu
às Diretrizes Curriculares Nacionais, embora apresentasse lacunas em sua
configuração curricular e foi através desse processo formativo que as
estagiárias chegaram à etapa da regência de classe do ECS e, após esse
período conseguiram se reconhecer como professoras, evidenciando que as
atividades e as responsabilidades em assumir a frente de uma turma
manifestam-se em contribuições que a regência de classe oferece para a
construção da IP de professor
