Navegação Faculdade de Educação - FAE por Título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 1205
-
Acento gráfico e prosódico: um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais
(2018-09-24)Esta tese buscou contemplar as relações entre o acento gráfico e o acento prosódico do português brasileiro com base em dados de produção e percepção de crianças dos anos iniciais. Na pesquisa desenvolvida, o foco recaiu ... -
Acentuação gráfica na escrita de crianças das séries iniciais
(2012-04-13)Esta pesquisa descreve e analisa, em dados extraídos de textos espontâneos, o uso da acentuação gráfica por crianças das séries iniciais. Discutem-se as relações estabelecidas, na escrita inicial, entre o acento gráfico e ... -
O acesso ao ensino superior e o SiSU: as implicações dos perfis dos estudantes no ingresso, na permanência e na qualidade da formação
(2022-03-15)As modificações na universidade pública decorrentes da implantação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e que abrange os estudantes, os docentes, o ambiente e a valorização dos conhecimentos são a problemática na qual ... -
Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes.
(2014-04-16)O estudo aqui apresentado investigou quatro professoras “primárias” aposentadas que trabalharam entre as décadas de 1940-1980. A pesquisa partiu do interesse em saber o que revelam professoras da educação básica, autoras ... -
"Agora quando eu olho pra ele, ele sorri pra mim, porque a gente começou a ser amigo": o que fazem juntos bebês e crianças mais velhas em uma escola de Educação Infantil.
(2015-01-28)Ao constatar a necessidade de estudos voltados às relações entre bebês e crianças de diferentes idades, bem como de sua maior promoção na escola infantil, esta pesquisa se propôs a investigar as relações estabelecidas entre ... -
“Ai, dá saudade!”: histórias de Marias na produção e escrita da Revista do Ensino/RS (1951-1994)
(2024-09-23)Esta tese busca uma problematização a respeito dos processos de produção e escrita praticados na redação da Revista do Ensino editada no Rio Grande do Sul (1951-1994) a partir da perspectiva das mulheres responsáveis pela ... -
Alfabetização científica e tecnológica: metodologias ativas como catalisadores educacionais no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental
(2024-03-13)O presente estudo, intitulado Alfabetização científica e tecnológica: metodologias ativas como catalisadores educacionais no Ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, tem como objetivo investigar as ... -
Alfabetização de alunos com histórico de multirrepetência escolar: análise de uma intervenção pedagógica.
(2007-03-07)O presente trabalho é resultado de uma investigação-ação, realizada com alunos pertencentes aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Rio Grande-RS, no ano letivo de 2005. A referida ... -
A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS.
(2011)Esta dissertação é um estudo com enfoque nas práticas de alfabetização e na implantação do ensino fundamental de nove anos em escolas da rede pública do município de Jaguarão/RS. O objetivo geral é analisar as estratégias ... -
A "alma do negócio": aspectos da educação em Pelotas-RS na propaganda institucional 1875-1910.
(2007-02-11)Esta pesquisa; desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas; na linha de História da Educação; tem como enfoque principal a educação em Pelotas-RS no final do século XIX e ...