• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Browsing Faculdade de Educação - FAE by Document Types 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Browsing Faculdade de Educação - FAE by Document Types
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Browsing Faculdade de Educação - FAE by Document Types
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Browsing Faculdade de Educação - FAE by Document Types "masterThesis"

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 595

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Acentuação gráfica na escrita de crianças das séries iniciais 

      Ney, Luanda Alvariza Gomes (2012-04-13)
      Esta pesquisa descreve e analisa, em dados extraídos de textos espontâneos, o uso da acentuação gráfica por crianças das séries iniciais. Discutem-se as relações estabelecidas, na escrita inicial, entre o acento gráfico e ...
    • "Agora quando eu olho pra ele, ele sorri pra mim, porque a gente começou a ser amigo": o que fazem juntos bebês e crianças mais velhas em uma escola de Educação Infantil. 

      Castelli, Carolina Machado (2015-01-28)
      Ao constatar a necessidade de estudos voltados às relações entre bebês e crianças de diferentes idades, bem como de sua maior promoção na escola infantil, esta pesquisa se propôs a investigar as relações estabelecidas entre ...
    • Alfabetização científica e tecnológica: metodologias ativas como catalisadores educacionais no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental 

      Peres, Maria Aparecida (2024-03-13)
      O presente estudo, intitulado Alfabetização científica e tecnológica: metodologias ativas como catalisadores educacionais no Ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, tem como objetivo investigar as ...
    • Alfabetização de alunos com histórico de multirrepetência escolar: análise de uma intervenção pedagógica. 

      Protásio, Michelle Reinaldo (2007-03-07)
      O presente trabalho é resultado de uma investigação-ação, realizada com alunos pertencentes aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Rio Grande-RS, no ano letivo de 2005. A referida ...
    • A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS. 

      Ferreira, Darlise Nunes (2011)
      Esta dissertação é um estudo com enfoque nas práticas de alfabetização e na implantação do ensino fundamental de nove anos em escolas da rede pública do município de Jaguarão/RS. O objetivo geral é analisar as estratégias ...
    • A "alma do negócio": aspectos da educação em Pelotas-RS na propaganda institucional 1875-1910. 

      Neves, Helena de Araújo (2007-02-11)
      Esta pesquisa; desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas; na linha de História da Educação; tem como enfoque principal a educação em Pelotas-RS no final do século XIX e ...
    • O Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio Grande do Sul (1917-1933). 

      Silva, André Rodrigues da (2019-03-29)
      Esta dissertação é o resultado de uma análise feita sobre o impresso do Almanaque do Globo, primeiro projeto editorial da Livraria do Globo, de Porto Alegre, buscando mostra-lo como um impresso difusor de cultura social ...
    • Os alunos não são mais os mesmos. A escola também... pode não ser!: do pátio à calçada: construindo uma escola sem violência. 

      Montardo, Alice Maria Szezepanski (2005-03-24)
      Este trabalho apresenta pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida em Pelotas, RS, revelando ao longo de doze capítulos uma experiência onde os problemas de indisciplina/violência têm ...
    • Alunos surdos: uma investigação na disciplina de ciências. 

      Dias, Milene Soares (2018-09-11)
      Este trabalho versa sobre o contexto de uma sala de aula composta por alunos surdos e ouvintes no âmbito da disciplina de Ciências. A forma como tal disciplina pode contribuir na inclusão de alunos surdos merece destaque ...
    • Ampliando saberes científicos na educação de alunos surdos: uma proposta de unidade de aprendizagem de ciências para o ensino fundamental 

      Xavier, Maria Helena de Mello (2019-03-03)
      Este estudo teve como finalidade principal compreender o processo educacional do aluno surdo na área de Ciências, em uma escola bilíngue da cidade de Pelotas. A ideia de repensar a educação de surdos começou na década ...
    • Analisando possibilidades de construção da autonomia em curso de EAD: um estudo de caso. 

      Koller, Márcia Hernández Dias (2008-12-17)
      Esta pesquisa busca desvelar as condições apresentadas por um curso de Pedagogia EaD para promover a construção da autonomia do sujeito aprendente, analisando as interações e as mediações no processo de aprendizagem nos ...
    • Anarquismo e educação em Rio Grande (1918-1927): educação de, para e pelos Trabalhadores 

      Vargas, Francisco Furtado Gomes Riet (2011-02-28)
      Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas, na linha de Filosofia e História da Educação, enfoca a educação libertária, no início do século XX, na cidade de Rio ...
    • Análise da aplicação de projeto de ensino de física com enfoque curricular CTS e metodologia de ensino-aprendizagem PBL na modalidade de educação de jovens e adultos 

      Silva, Maria Joseane Rusch da Silva (2018-03-09)
      Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido na intenção de analisar o papel e possíveis vantagens do uso combinado do enfoque curricular CTS e da metodologia de ensino-aprendizagem PBL na aprendizagem de jovens e adultos. ...
    • Análise das atividades experimentais de uma coleção de livros didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas 

      Schneid, Patrícia dos Santos (2017-10-10)
      O trabalho investiga as atividades experimentais para o ensino de Ciências que estão presentes numa coleção de livros didáticos escolhidos pelos professores, e fornecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático às escolas ...
    • Análise de uma hipótese curricular desenvolvida no Ensino Médio Politécnico com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade): aprendizagens construídas. 

      Gama, Anelize Cardoso da (2017-12-15)
      Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar uma hipótese curricular desenvolvida no ensino médio politécnico com enfoque CTS por meio de projetos de ensino a fim de verificar aprendizagens construídas. Foi ...
    • Análise de uma proposta de ensino de geometria descritiva baseada na perspectiva histórico-cultural 

      Boanova, Cecília Oliveira (2011-04-19)
      A dissertação visou a planejar, implementar e avaliar uma prática de ensino, embasada na Perspectiva Histórico-cultural de Vygotsky, voltada à construção dos conhecimentos específicos sobre Retas, conteúdo integrante da ...
    • Uma análise dos exercícios com sílabas em Diários de Classe de professoras alfabetizadoras (1973 - 2010) 

      Lima, Gisele Ramos (2013-09-16)
      A presente Dissertação de Mestrado apresenta uma análise sobre os tipos e a recorrência de atividades envolvendo sílabas, observados em 68 Diários de Classe pertencentes a professoras alfabetizadoras no período compreendido ...
    • Anos Iniciais da Escolarização e Relações de Gênero: representações de docentes sobre gênero 

      Lusa, Diana (2010-01-14)
      O principal objetivo deste trabalho foi analisar o que os discursos, as práticas docentes e as interações professor/a alunos/as mostram sobre as relações de gênero . Para dar conta deste objetivo mais amplo, algumas ...
    • Aplicação de uma Unidade Didática para o Ensino de Botânica. 

      Amaral, Isabela Schiavon (2021-06-14)
      O ensino de Ciências vem avançando significativamente nos últimos anos e suas pesquisas muitas vezes são voltadas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, porém, na prática pedagógica, os reflexos destas ...
    • Aplicativos educacionais no ensino da matemática: potencialidades de uso em concepções e práticas docentes 

      Conceição, Daiane Leal da (2018-02-22)
      O avanço tecnológico tem possibilitado a disseminação do uso dos smartphones (celulares inteligentes) ao redor do mundo, entre crianças, jovens e adultos. No espaço escolar , essa tecnologia está indo para além da ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV