Violência de gênero na Universidade Federal de Pelotas/UFPel: mestras em Direito/ mestras em Educação e ações educativas
Fecha
2023-11-27Autor
Carvalho, Mario Junior Conceição
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A violência contra a mulher configura mazela social que atinge espaços da vida social,
entre os quais, o ambiente da educação superior. Contudo, a universidade, também,
por meio da pesquisa, pode apresentar ideias capazes de prevenir/reprimir este tipo
de violência. Neste contexto, esta pesquisa analisa, através de questionário aplicado
a mestras egressas dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Educação,
ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de que forma estas
pesquisadoras compreendem e propõem ações educativas capazes de contribuir no
combate à violência de gênero no contexto universitário. Quanto ao suporte teórico, o
presente estudo foi organizado em dois capítulos, sendo: “Violência de gênero:
contextualização e abrangência” e “Direito à educação: Ações educativas e o combate
à violência”. No primeiro capítulo são apresentados aspectos referentes à violência de
gênero, através da contextualização de pontos de destaque na temática e,
posteriormente, discussão sobre as consequências dessa violência no ambiente
universitário. No segundo capítulo, por sua vez, são trabalhadas a contextualização
legal do direito à educação, os tipos de educação e a educação superior, com enfoque
nas ações educativas e na construção de uma educação inclusiva. Quanto ao recorte
metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionário e
análise de conteúdo. Por último, apresenta-se o resultado, análise e discussão da
pesquisa realizada, que conclui, entre outros resultados, que a promoção da
conscientização, por meio de ações educativas, é fundamental para combater a
violência e promover a igualdade de gênero na educação superior.