dc.creator | Carvalho, Mario Junior Conceição | |
dc.date.accessioned | 2024-02-17T02:07:17Z | |
dc.date.available | 2024-02-16 | |
dc.date.available | 2024-02-17T02:07:17Z | |
dc.date.issued | 2023-11-27 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Mario Junior Conceição. Violência de gênero na Universidade Federal de Pelotas/UFPel: mestras em Direito e mestras em Educação sobre ações educativas. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Direitos) - Programa de Pós-Graduação em Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12078 | |
dc.description.abstract | Violence against women is a social ill that affects spaces of social life, including the
higher education environment. However, the university, also through research, can
present ideas capable of preventing/suppressing this type of violence. In this context,
this research analyzes, through a questionnaire applied to master's graduates from the
Graduate Programs in Law and Education, both from the Federal University of Pelotas
(UFPel), how these researchers understand and propose educational actions capable
of contributing to the fight against gender violence in the university context.
In terms of theoretical support, the present study was organized into two chapters:
"Gender violence: contextualization and scope" and "Right to education: Educational
actions and the fight against violence". In the first chapter, aspects related to gender
violence are presented, through the contextualization of highlights in the theme and,
subsequently, discussion about the consequences of this violence in the university
environment. In the second chapter, on the other hand, the legal contextualization of
the right to education, the types of education and higher education are worked, with a
focus on educational actions and the construction of an inclusive education. In terms
of methodological scope, this is a qualitative research with a questionnaire application
and content analysis. Finally, the result, analysis and discussion of the research carried
out are presented, which concludes, among other results, that the promotion of
awareness, through educational actions, is essential to combat violence and promote
gender equality in higher education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Mestras | pt_BR |
dc.subject | Ações educativas | pt_BR |
dc.title | Violência de gênero na Universidade Federal de Pelotas/UFPel: mestras em Direito/ mestras em Educação e ações educativas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1441345983517115 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9806421589183882 | pt_BR |
dc.description.resumo | A violência contra a mulher configura mazela social que atinge espaços da vida social,
entre os quais, o ambiente da educação superior. Contudo, a universidade, também,
por meio da pesquisa, pode apresentar ideias capazes de prevenir/reprimir este tipo
de violência. Neste contexto, esta pesquisa analisa, através de questionário aplicado
a mestras egressas dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Educação,
ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de que forma estas
pesquisadoras compreendem e propõem ações educativas capazes de contribuir no
combate à violência de gênero no contexto universitário. Quanto ao suporte teórico, o
presente estudo foi organizado em dois capítulos, sendo: “Violência de gênero:
contextualização e abrangência” e “Direito à educação: Ações educativas e o combate
à violência”. No primeiro capítulo são apresentados aspectos referentes à violência de
gênero, através da contextualização de pontos de destaque na temática e,
posteriormente, discussão sobre as consequências dessa violência no ambiente
universitário. No segundo capítulo, por sua vez, são trabalhadas a contextualização
legal do direito à educação, os tipos de educação e a educação superior, com enfoque
nas ações educativas e na construção de uma educação inclusiva. Quanto ao recorte
metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionário e
análise de conteúdo. Por último, apresenta-se o resultado, análise e discussão da
pesquisa realizada, que conclui, entre outros resultados, que a promoção da
conscientização, por meio de ações educativas, é fundamental para combater a
violência e promover a igualdade de gênero na educação superior. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Scott Junior, Valmor | |
dc.subject.cnpq1 | DIREITO | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | DIREITOS ESPECIAIS | pt_BR |
dc.subject.cnpq3 | ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS | pt_BR |