dc.creator | Tessmer, Emileni | |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T12:38:39Z | |
dc.date.available | 2024-03-01 | |
dc.date.available | 2024-03-01T12:38:39Z | |
dc.date.issued | 2023-10-30 | |
dc.identifier.citation | TESSMER, Emileni. O olhar bifronte de um sistema de gestão acadêmica: uma avaliação estratégica de sua operacionalização. 2023. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12256 | |
dc.description.abstract | This study aimed to evaluate the performance of the academic management system
used by UFPEL to support decision making. The research adopted an exploratory
and descriptive approach, with a qualitative analysis. To collect data, we used
documentary analysis and semi-structured interviews with managers of the Academic
Pro-Rectorie’s (teaching, research and extension) and student assistance institution.
The analysis of the collected data followed the methodology of content analysis.
From the bibliographical research, five indicators were identified to evaluate the
performance of the academic management system. The results revealed that the
development of the system, in general, is predominantly geared to meet operational
needs, which distances the possibility of alignment with the strategic and tactical
planning of the institution, impact unfavorably on their contribution to the
management process, especially with regard to decision making. The lack of
management reports has emerged as one of the main challenges faced by
managers. In addition, the results indicate the need for improvements in usability and
accessibility of the system. In this context, this study contributed to the evaluation of
the system in use at UFPEL, offering guidelines to transform it into an important
management instrument. Based on the results, it was possible to develop an
intervention proposal that includes the expansion of the IT team, the designation of a
responsible for the alignment of the system with institutional planning, improvements
in usability and accessibility, and the creation of a module for managers that covers
reports and management indicators, also meeting the needs of the control bodies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de informação | pt_BR |
dc.subject | Desempenho dos Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.subject | Gestão acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Tomada de decisão | pt_BR |
dc.subject | Information systems | pt_BR |
dc.subject | Performance of Information Systems | pt_BR |
dc.subject | Academic management | pt_BR |
dc.subject | Decision making | pt_BR |
dc.title | O olhar bifronte de um sistema de gestão acadêmica: uma avaliação estratégica de sua operacionalização | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9407776735648573 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-3189-3767 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8935092122290271 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho do sistema de gestão
acadêmica utilizado pela UFPEL no apoio às tomadas de decisão. A pesquisa
adotou uma abordagem exploratória e descritiva, com uma análise qualitativa. Para
coletar dados, foram utilizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas
com gestores das pró-reitorias acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e de
assistência estudantil da instituição. A análise dos dados coletados seguiu a
metodologia de análise de conteúdo. A partir da pesquisa bibliográfica, foram
identificados cinco indicadores para avaliar o desempenho do sistema de gestão
acadêmica. Os resultados revelaram que o desenvolvimento do sistema, em geral,
está predominantemente voltado para atender necessidades operacionais, o que o
distancia da possibilidade de alinhamento com o planejamento estratégico e tático
da instituição, impactando desfavoravelmente na sua contribuição para o processo
de gestão, especialmente no que se refere à tomada de decisões. A carência de
relatórios gerenciais emergiu como um dos principais desafios enfrentados pelos
gestores. Além disso, os resultados indicam a necessidade de melhorias na
usabilidade e acessibilidade do sistema. Nesse contexto, este estudo contribuiu para
a avaliação do sistema em uso na UFPEL, oferecendo diretrizes para transformá-lo
em um instrumento de gestão importante. Com base nos resultados, foi possível
desenvolver uma proposta de intervenção que inclui a ampliação da equipe de TI, a
designação de um responsável pelo alinhamento do sistema com o planejamento
institucional, melhorias na usabilidade e acessibilidade, e a criação de um módulo
para gestores que abranja relatórios e indicadores gerenciais, atendendo também às
necessidades dos órgãos de controle. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Elvis Silveira | |
dc.subject.cnpq1 | ADMINISTRACAO | pt_BR |