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dc.creatorTessmer, Emileni
dc.date.accessioned2024-03-01T12:38:39Z
dc.date.available2024-03-01
dc.date.available2024-03-01T12:38:39Z
dc.date.issued2023-10-30
dc.identifier.citationTESSMER, Emileni. O olhar bifronte de um sistema de gestão acadêmica: uma avaliação estratégica de sua operacionalização. 2023. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12256
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the performance of the academic management system used by UFPEL to support decision making. The research adopted an exploratory and descriptive approach, with a qualitative analysis. To collect data, we used documentary analysis and semi-structured interviews with managers of the Academic Pro-Rectorie’s (teaching, research and extension) and student assistance institution. The analysis of the collected data followed the methodology of content analysis. From the bibliographical research, five indicators were identified to evaluate the performance of the academic management system. The results revealed that the development of the system, in general, is predominantly geared to meet operational needs, which distances the possibility of alignment with the strategic and tactical planning of the institution, impact unfavorably on their contribution to the management process, especially with regard to decision making. The lack of management reports has emerged as one of the main challenges faced by managers. In addition, the results indicate the need for improvements in usability and accessibility of the system. In this context, this study contributed to the evaluation of the system in use at UFPEL, offering guidelines to transform it into an important management instrument. Based on the results, it was possible to develop an intervention proposal that includes the expansion of the IT team, the designation of a responsible for the alignment of the system with institutional planning, improvements in usability and accessibility, and the creation of a module for managers that covers reports and management indicators, also meeting the needs of the control bodies.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho dos Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.subjectGestão acadêmicapt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectInformation systemspt_BR
dc.subjectPerformance of Information Systemspt_BR
dc.subjectAcademic managementpt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.titleO olhar bifronte de um sistema de gestão acadêmica: uma avaliação estratégica de sua operacionalizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9407776735648573pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-3189-3767pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8935092122290271pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho do sistema de gestão acadêmica utilizado pela UFPEL no apoio às tomadas de decisão. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e descritiva, com uma análise qualitativa. Para coletar dados, foram utilizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas com gestores das pró-reitorias acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e de assistência estudantil da instituição. A análise dos dados coletados seguiu a metodologia de análise de conteúdo. A partir da pesquisa bibliográfica, foram identificados cinco indicadores para avaliar o desempenho do sistema de gestão acadêmica. Os resultados revelaram que o desenvolvimento do sistema, em geral, está predominantemente voltado para atender necessidades operacionais, o que o distancia da possibilidade de alinhamento com o planejamento estratégico e tático da instituição, impactando desfavoravelmente na sua contribuição para o processo de gestão, especialmente no que se refere à tomada de decisões. A carência de relatórios gerenciais emergiu como um dos principais desafios enfrentados pelos gestores. Além disso, os resultados indicam a necessidade de melhorias na usabilidade e acessibilidade do sistema. Nesse contexto, este estudo contribuiu para a avaliação do sistema em uso na UFPEL, oferecendo diretrizes para transformá-lo em um instrumento de gestão importante. Com base nos resultados, foi possível desenvolver uma proposta de intervenção que inclui a ampliação da equipe de TI, a designação de um responsável pelo alinhamento do sistema com o planejamento institucional, melhorias na usabilidade e acessibilidade, e a criação de um módulo para gestores que abranja relatórios e indicadores gerenciais, atendendo também às necessidades dos órgãos de controle.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Elvis Silveira
dc.subject.cnpq1ADMINISTRACAOpt_BR


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