• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A produção de vídeo estudantil como ação pedagógica na educação matemática com alunos do 5º ano

Thumbnail
View/Open
Dissertacao_Gisele Morales.pdf (1.958Mb)
Date
2023-06-19
Author
Morales, Gisele
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa tem como foco a Produção de Vídeo Estudantil associada a disciplina de matemática numa turma de 5º ano da escola pública Doutor Joaquim Assumpção, localizada no centro da cidade de Pelotas/RS. Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, de natureza pesquisa-ensino que visa mostrar o quanto o uso das tecnologias podem contribuir no processo de ensino na escola, principalmente, após dezoito meses de Pandemia da Covid-19. Por dois anos a pandemia trouxe mudanças significativas ao processo educacional e um dos únicos recursos para se alcançar os alunos era por meio de vídeos produzidos por professores, alunos ou profissionais da educação. Este trabalho investigativo possibilitou a produção de vídeos matemáticos com a turma adequando tal recurso ao ato de ensinar, visando o ensino-aprendizagem dos conteúdos e apresentando-os de uma forma mais lúdica. A pesquisa teve por objetivo investigar como os vídeos estudantis podem contribuir para dinamizar o ensino de matemática no 5º ano. A coleta de dados envolveu os seguintes instrumentos: questionário, observações da pesquisadora e as produções de vídeos. Durante a análise de conteúdo (Bardin, 1997), emergiram quatro categorias sendo: colaborativa / interação, aprendizagem, empatia e tecnologia. Constata-se que o uso da Produção de Vídeo Estudantil ainda é algo relativamente novo na escola. No entanto, a incorporação ativa dessa prática fortalece as relações sociais, promove a empatia, a responsabilidade, o respeito e a inclusão, diversifica o conhecimento, instiga novas aprendizagens e permite maior aproximação entre as pessoas envolvidas no processo.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12914
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV