• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Trajetórias de lutas por reconhecimento na formação continuada de professores da infância

Thumbnail
Ver/
Larissa_Soares_Priebe_Dissertacao.pdf (1.901Mb)
Fecha
2023-07-28
Autor
Priebe, Larissa Soares
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha 4) da Universidade Federal de Pelotas, sob orientação da Profa. Dra. Maiane Liana Hatschbach Ourique. Possui como objetivo principal compreender e analisar os indicadores de presença e ausência do reconhecimento docente de professores da infância, percebendo as lutas por reconhecimento e como as imagens de docência repercutem nos espaços de formação continuada. Orienta-se pela seguinte problemática: Quais imagens de reconhecimento docente são repercutidas na formação continuada de professores da infância? Possui uma abordagem hermenêutica reconstrutiva, buscando principalmente a compreensão sobre a reflexão. No contexto atual, ainda repercutem imagens estereotipadas sobre a docência, sustentadas, especialmente, em dispositivos assistencialistas e reificantes das subjetividades de professores. O desejo de pesquisa é, portanto, compreender como as imagens de docências repercutem nesses espaços de formação, a fim de perceber as marcas de reconhecimento e esquecimento de reconhecimento nas trajetórias dos docentes, bem como as implicações desses vestígios na autorrealização. Dessa forma, busca-se analisar dois cursos de formação continuada relacionados à Infância, ocorridos durante o período de pandemia. As formações continuadas não podem se reduzir a fins imediatos de aplicações de técnicas e métodos, mas contribuir para um trabalho mais reflexivo, possibilitando a emancipação dos sujeitos através do diálogo, da escuta e do respeito à subjetividade. As experiências de reconhecimento fornecem condições para a autorrealização positiva e quando não ocorre o reconhecimento, o docente sente-se ameaçado, ocorrendo a perda da autoestima e a ausência da autorrealização. É preciso resistir às barbáries presentes nos discursos relacionados à docência para reconhecermos o sujeito-professor em sua totalidade e não sermos atraídos por formações que não sustentam a reflexão e a emancipação. Essa resistência às barbáries só será possível através da participação, da compreensão holística e sensível de uma formação que acolhe e reconhece os sujeitos por meio do diálogo e da escuta.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14386
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV