dc.creator | Souza, Magda Josieli Souza de | |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T14:08:01Z | |
dc.date.available | 2025-04-03T14:08:01Z | |
dc.date.issued | 2024-12-09 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Magda Josieli Souza de. Ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental: um experimento de ensino. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15531 | |
dc.description.abstract | This qualitative research is defined as a Teaching Experiment. The research
question sought was: What are the contributions of activities from a Didactic
Sequence to teaching mathematical concepts about the Brazilian Monetary
System to deaf students in the 3rd and 4th grades of Elementary School? The
main objective is to investigate the potential and limitations of the activities from
the Didactic Sequence in understanding mathematical concepts about the
Brazilian Monetary System. Specifically, it aims to understand how students
recognize banknotes, their respective values and the relationship between them,
identify limitations in relation to the interpretation of the statements of the activities
written in Portuguese and analyze the students' behavior in a real shopping
situation in a supermarket. The participants in the research are three deaf
students aged eight to ten from the Professor Alfredo Dub Special Bilingual
Education School in the city of Pelotas/RS. The text discusses the teaching of
Mathematics to the deaf, the Brazilian Monetary System and its teaching, and the
Didactic Sequences. The application of the Didactic Sequence took place
between September and October 2023, during five meetings, with the last
meeting being the focus of analysis. In this sense, activities were developed with
teaching materials that explored visuality, so important for the teaching of the
deaf subject. The data were collected from filming and records of the activities,
photographs and the researcher's field diary. The analysis focused on the
activities developed in the last meeting: going to the market, shopping using flyers
and individual interviews. Thus, the main results of the research corroborate that
the use of visual resources, concrete materials and practical activities contribute
to the teaching of mathematical concepts to any child, but for the deaf it is
essential due to their linguistic specificity. It is very important to explore
Portuguese linked to mathematics, in order to interpret and understand values,
minimizing linguistic barriers that may arise. The topic of the Brazilian Monetary
System needs to be explored throughout Elementary School, as it is important
and necessary knowledge for the autonomy and independence of any person. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Dinheiro | pt_BR |
dc.subject | Sistema monetário | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Deafness | pt_BR |
dc.subject | Money | pt_BR |
dc.subject | Monetary system | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Early years | pt_BR |
dc.title | Ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental: um experimento de ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching the Brazilian Monetary System to deaf students in the 3rd and 4th years of Elementary School: a teaching experiment | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4804101380095078 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5437896504110766 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, de caráter qualitativo, define-se como um Experimento de
Ensino. A questão de pesquisa para a qual buscou-se resposta foi: Quais as
contribuições de atividades de uma Sequência Didática para o ensino de
conceitos matemáticos sobre o Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos
do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental? E, tem como objetivo principal
investigar as potencialidades e as limitações das atividades da Sequência
Didática na compreensão de conceitos matemáticos sobre o Sistema Monetário
Brasileiro. E, de forma específica: perceber como os alunos reconhecem as
cédulas, seu respectivo valor e a relação entre elas, identificar as limitações em
relação a interpretação dos enunciados das atividades escritas em língua
portuguesa e analisar a postura dos alunos em uma situação real de compra em
um mercado. Os participantes da pesquisa são três alunos surdos na faixa etária
de oito a dez anos da Escola Especial de Educação Bilíngue Professor Alfredo
Dub, na cidade de Pelotas/RS. O texto discorre sobre o ensino de Matemática
para os surdos, o Sistema Monetário Brasileiro e o seu ensino, e sobre
Sequências Didáticas. A aplicação da Sequência Didática aconteceu entre
setembro e outubro de 2023, durante cinco encontros, sendo o último encontro
o foco de análise. Nesse sentido, foram desenvolvidas atividades com materiais
didáticos que explorassem a visualidade, tão importante para o ensino do sujeito
surdo. Os dados foram coletados a partir da filmagem e registros das atividades,
fotografias e diário de campo da pesquisadora. A análise centrou-se nas
atividades desenvolvidas no último encontro: a ida ao mercado, compras por
encarte e entrevista individual. Assim, os principais resultados da pesquisa
corroboram que o uso de recursos visuais, materiais concretos e atividades
práticas contribuem para o ensino de conceitos matemáticos para qualquer
criança, porém para surdos é fundamental devido a sua especificidade
linguística. É muito importante explorar o português vinculado a matemática, a
fim de interpretar e compreender valores, minimizando barreiras linguísticas que
venham a enfrentar. O tema Sistema Monetário Brasileiro precisa ser explorado
durante todo o Ensino Fundamental, pois é um conhecimento importante e
necessário para a autonomia e a independência de qualquer pessoa. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grützmann, Thaís Philipsen | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |