• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental: um experimento de ensino

Thumbnail
Ver/
Dissertação_Magda Josieli Souza de Souza.pdf (8.080Mb)
Fecha
2024-12-09
Autor
Souza, Magda Josieli Souza de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A presente pesquisa, de caráter qualitativo, define-se como um Experimento de Ensino. A questão de pesquisa para a qual buscou-se resposta foi: Quais as contribuições de atividades de uma Sequência Didática para o ensino de conceitos matemáticos sobre o Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental? E, tem como objetivo principal investigar as potencialidades e as limitações das atividades da Sequência Didática na compreensão de conceitos matemáticos sobre o Sistema Monetário Brasileiro. E, de forma específica: perceber como os alunos reconhecem as cédulas, seu respectivo valor e a relação entre elas, identificar as limitações em relação a interpretação dos enunciados das atividades escritas em língua portuguesa e analisar a postura dos alunos em uma situação real de compra em um mercado. Os participantes da pesquisa são três alunos surdos na faixa etária de oito a dez anos da Escola Especial de Educação Bilíngue Professor Alfredo Dub, na cidade de Pelotas/RS. O texto discorre sobre o ensino de Matemática para os surdos, o Sistema Monetário Brasileiro e o seu ensino, e sobre Sequências Didáticas. A aplicação da Sequência Didática aconteceu entre setembro e outubro de 2023, durante cinco encontros, sendo o último encontro o foco de análise. Nesse sentido, foram desenvolvidas atividades com materiais didáticos que explorassem a visualidade, tão importante para o ensino do sujeito surdo. Os dados foram coletados a partir da filmagem e registros das atividades, fotografias e diário de campo da pesquisadora. A análise centrou-se nas atividades desenvolvidas no último encontro: a ida ao mercado, compras por encarte e entrevista individual. Assim, os principais resultados da pesquisa corroboram que o uso de recursos visuais, materiais concretos e atividades práticas contribuem para o ensino de conceitos matemáticos para qualquer criança, porém para surdos é fundamental devido a sua especificidade linguística. É muito importante explorar o português vinculado a matemática, a fim de interpretar e compreender valores, minimizando barreiras linguísticas que venham a enfrentar. O tema Sistema Monetário Brasileiro precisa ser explorado durante todo o Ensino Fundamental, pois é um conhecimento importante e necessário para a autonomia e a independência de qualquer pessoa.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15531
Colecciones
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV