• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental: um experimento de ensino

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação_Magda Josieli Souza de Souza.pdf (8.080Mb)
Data
2024-12-09
Autor
Souza, Magda Josieli Souza de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa, de caráter qualitativo, define-se como um Experimento de Ensino. A questão de pesquisa para a qual buscou-se resposta foi: Quais as contribuições de atividades de uma Sequência Didática para o ensino de conceitos matemáticos sobre o Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental? E, tem como objetivo principal investigar as potencialidades e as limitações das atividades da Sequência Didática na compreensão de conceitos matemáticos sobre o Sistema Monetário Brasileiro. E, de forma específica: perceber como os alunos reconhecem as cédulas, seu respectivo valor e a relação entre elas, identificar as limitações em relação a interpretação dos enunciados das atividades escritas em língua portuguesa e analisar a postura dos alunos em uma situação real de compra em um mercado. Os participantes da pesquisa são três alunos surdos na faixa etária de oito a dez anos da Escola Especial de Educação Bilíngue Professor Alfredo Dub, na cidade de Pelotas/RS. O texto discorre sobre o ensino de Matemática para os surdos, o Sistema Monetário Brasileiro e o seu ensino, e sobre Sequências Didáticas. A aplicação da Sequência Didática aconteceu entre setembro e outubro de 2023, durante cinco encontros, sendo o último encontro o foco de análise. Nesse sentido, foram desenvolvidas atividades com materiais didáticos que explorassem a visualidade, tão importante para o ensino do sujeito surdo. Os dados foram coletados a partir da filmagem e registros das atividades, fotografias e diário de campo da pesquisadora. A análise centrou-se nas atividades desenvolvidas no último encontro: a ida ao mercado, compras por encarte e entrevista individual. Assim, os principais resultados da pesquisa corroboram que o uso de recursos visuais, materiais concretos e atividades práticas contribuem para o ensino de conceitos matemáticos para qualquer criança, porém para surdos é fundamental devido a sua especificidade linguística. É muito importante explorar o português vinculado a matemática, a fim de interpretar e compreender valores, minimizando barreiras linguísticas que venham a enfrentar. O tema Sistema Monetário Brasileiro precisa ser explorado durante todo o Ensino Fundamental, pois é um conhecimento importante e necessário para a autonomia e a independência de qualquer pessoa.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15531
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV