Ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental: um experimento de ensino

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Data
2024-12-09Autor
Souza, Magda Josieli Souza de
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A presente pesquisa, de caráter qualitativo, define-se como um Experimento de
Ensino. A questão de pesquisa para a qual buscou-se resposta foi: Quais as
contribuições de atividades de uma Sequência Didática para o ensino de
conceitos matemáticos sobre o Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos
do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental? E, tem como objetivo principal
investigar as potencialidades e as limitações das atividades da Sequência
Didática na compreensão de conceitos matemáticos sobre o Sistema Monetário
Brasileiro. E, de forma específica: perceber como os alunos reconhecem as
cédulas, seu respectivo valor e a relação entre elas, identificar as limitações em
relação a interpretação dos enunciados das atividades escritas em língua
portuguesa e analisar a postura dos alunos em uma situação real de compra em
um mercado. Os participantes da pesquisa são três alunos surdos na faixa etária
de oito a dez anos da Escola Especial de Educação Bilíngue Professor Alfredo
Dub, na cidade de Pelotas/RS. O texto discorre sobre o ensino de Matemática
para os surdos, o Sistema Monetário Brasileiro e o seu ensino, e sobre
Sequências Didáticas. A aplicação da Sequência Didática aconteceu entre
setembro e outubro de 2023, durante cinco encontros, sendo o último encontro
o foco de análise. Nesse sentido, foram desenvolvidas atividades com materiais
didáticos que explorassem a visualidade, tão importante para o ensino do sujeito
surdo. Os dados foram coletados a partir da filmagem e registros das atividades,
fotografias e diário de campo da pesquisadora. A análise centrou-se nas
atividades desenvolvidas no último encontro: a ida ao mercado, compras por
encarte e entrevista individual. Assim, os principais resultados da pesquisa
corroboram que o uso de recursos visuais, materiais concretos e atividades
práticas contribuem para o ensino de conceitos matemáticos para qualquer
criança, porém para surdos é fundamental devido a sua especificidade
linguística. É muito importante explorar o português vinculado a matemática, a
fim de interpretar e compreender valores, minimizando barreiras linguísticas que
venham a enfrentar. O tema Sistema Monetário Brasileiro precisa ser explorado
durante todo o Ensino Fundamental, pois é um conhecimento importante e
necessário para a autonomia e a independência de qualquer pessoa.