• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Registros do conhecimento matemático da criança na escola: um estudo com professoras de anos iniciais

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Sibele Borges Rodrigues.pdf (4.721Mb)
Date
2024-08-22
Author
Rodrigues, Sibele Borges
Metadata
Show full item record
Abstract
A dissertação tem por objetivo descrever e analisar a compreensão de professoras de anos iniciais sobre os registros matemáticos feitos por crianças em idade escolar. Inspirada nas teorizações de Michel Foucault e no pensamento tardio de Ludwig Wittgenstein e seus comentadores, problematiza se o enunciado a questão é ir além do cálculo, extraído dos atos de fala das professoras, considerando as notações matemáticas que as crianças realizam para expressar seus pensamentos. O material analítico foi composto por diálogos gerados em grupos focais, organizados com professoras de anos iniciais de uma instituição escolar pública. A análise da materialidade tomou os conceitos de enunciado e discurso como ferramentas, o que permitiu identificar verdades movimentadas no discurso pedagógico sobre o pensamento matemático de crianças. Na compreensão das professoras, as crianças precisam usar diferentes formas de representação para expressar o conhecimento matemático, evidenciando a importância de ir além do cálculo.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15533
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV