Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Sibele Borges
dc.date.accessioned2025-04-03T14:08:15Z
dc.date.available2025-04-03T14:08:15Z
dc.date.issued2024-08-22
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sibele Borges. Registros do conhecimento matemático da criança na escola: um estudo com professoras de anos iniciais. Orientadora: Daiane Scopel Boff. Coorientador: João Carlos Pereira de Moraes. 2024. 75f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15533
dc.description.abstractLa disertación tiene como objetivo describir y analizar la comprensión de los docentes de los primeros años sobre los registros matemáticos realizados por niños en edad escolar. Inspirada en las teorizaciones de Michel Foucault y en el pensamiento tardío de Ludwig Wittgenstein y sus comentaristas, se problematiza el enunciado la cuestión es ir más allá del cálculo, extraído de los actos de habla de los maestros, considerando las notaciones matemáticas que los niños realizan para expresar sus pensamientos. El material analítico estuvo compuesto por diálogos generados en grupos focales, formados con docentes de los primeros años de una institución escolar pública. El análisis de la materialidad tomó como herramientas los conceptos de enunciado y discurso, lo que permitió identificar verdades que están presentes en el discurso pedagógico sobre el pensamento matemático infantil. En opinión de los docentes, los niños necesitan utilizar diferentes formas de representación para expresar el conocimiento matemático, destacando la importancia de ir más allá del cálculo.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectConhecimento matemáticopt_BR
dc.subjectNotações matemáticaspt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnunciadopt_BR
dc.subjectEducación matemáticapt_BR
dc.subjectConocimiento matemáticopt_BR
dc.subjectNotaciones matemáticaspt_BR
dc.subjectNiñopt_BR
dc.subjectDeclaraciónpt_BR
dc.titleRegistros do conhecimento matemático da criança na escola: um estudo com professoras de anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeRegistros del conocimiento matemático del niño en la escuela: un estudio con docentes de primera infanciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6371749393579386pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-2860-686Xpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9679635538989977pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Moraes, João Carlos Pereira de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624816456388130pt_BR
dc.description.resumoA dissertação tem por objetivo descrever e analisar a compreensão de professoras de anos iniciais sobre os registros matemáticos feitos por crianças em idade escolar. Inspirada nas teorizações de Michel Foucault e no pensamento tardio de Ludwig Wittgenstein e seus comentadores, problematiza se o enunciado a questão é ir além do cálculo, extraído dos atos de fala das professoras, considerando as notações matemáticas que as crianças realizam para expressar seus pensamentos. O material analítico foi composto por diálogos gerados em grupos focais, organizados com professoras de anos iniciais de uma instituição escolar pública. A análise da materialidade tomou os conceitos de enunciado e discurso como ferramentas, o que permitiu identificar verdades movimentadas no discurso pedagógico sobre o pensamento matemático de crianças. Na compreensão das professoras, as crianças precisam usar diferentes formas de representação para expressar o conhecimento matemático, evidenciando a importância de ir além do cálculo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Boff, Daiane Scopel
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples