Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT: Envíos recientes
Mostrando ítems 101-108 de 108
-
Produção de vídeo e etnomatemática: representações de geometria no cotidiano do aluno
(2019-04-25)Esta pesquisa teve como foco principal a produção de vídeo estudantil com a Etnomatemática, identificando os fatores que contribuíram para a ocorrência de aprendizagens de Geometria no 8º ano do Ensino Fundamental. Na ... -
Ensino de matemática com uso de vídeos na educação básica do Rio Grande do Sul
(2018-08-22)O uso do vídeo é uma realidade da sociedade atual e grande parte dos estudantes assistem vídeos em diversas plataformas, tanto para lazer, quanto para estudar. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Qual a ... -
Contribuições do PNAIC 2014 nas práticas matemáticas de um grupo de professoras alfabetizadoras
(2019-02-28)A presente dissertação apresenta os resultados de um estudo qualitativo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa Processos ... -
Interdisciplinaridade: uma análise das diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio
(2018-08-31)Este trabalho estuda a presença dos conceitos de Interdisciplinaridade nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, com vistas a compreender as ... -
O potencial pedagógico da videoaula no aprender Matemática
(2018-07-27)O presente estudo teve por objetivo analisar o potencial pedagógico do vídeo no aprender Matemática. Para tanto, foram produzidas duas videoaulas sobre o assunto exponencial e apresentadas a três turmas de alunos selecionadas. ... -
A tradução da Matemática em contexto de interdisciplinaridade: um estudo de projetos vivenciais do Ensino Médio Politécnico
(2018-07-27)Este trabalho analisou a maneira como a Matemática foi traduzida nos projetos vivenciais dos Seminários Integrados, desenvolvidos por uma turma de terceiro ano do Ensino Médio Politécnico, em contexto interdisciplinar. ... -
Multiplicação: ensinar e aprender em turmas de alunos surdos do Ensino Fundamental na Escola Especial Professor Alfredo Dub
(2018-09-28)Este trabalho objetiva compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um grupo de alunos surdos, a partir das atividades desenvolvidas em sala de aula. A pesquisa tem caráter qualitativo e optou-se ... -
A integração do GeoGebra no estudo de funções
(2018-08-22)A presente pesquisa buscou compreender o potencial pedagógico da integração do software GeoGebra ao estudo de funções: afim, quadrática exponencial e logarítmica. Os sujeitos de pesquisa foram alunos do nono semestre do ...