Utilização de videoaulas de matemática na educação de jovens e adultos

Visualizar/ Abrir
Data
2019-04-09Autor
Lupi, Marcia Estela Argüelles
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho refere-se a Pesquisa do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de Tecnologias e Educação Matemática, que investigou como a utilização de videoaulas com conteúdos de Matemática pode contribuir na aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma turma do PROEJA de um Instituto Federal no município de Pelotas, RS. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória com professores do município de Pelotas e depois essa pesquisa foi ampliada para conhecer melhor as práticas e usos de vídeos, com professores domiciliados em dez estados brasileiros, que lecionam nessa modalidade. A seguir, foi aplicada uma pesquisa-ação para um aprofundamento do estudo com a turma do PROEJA, com o fim de inteirar-se não só com a modalidade, mas também com os sujeitos da EJA. Os participantes da pesquisa utilizaram videoaulas gravadas pela pesquisadora que contemplaram os conteúdos de Matemática básica indicados pela professora da turma como aqueles em que os alunos apresentam dificuldades no aprendizado. As videoaulas foram utilizadas como recurso auxiliar que os alunos podiam consultar quando achassem necessário. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) para examinar os dados coletados, e deles emergiram quatro categorias: a reflexão da professora sobre a utilização das videoaulas; a realização profissional da professora de ensinar na EJA; os relatos dos alunos sobre suas experiências escolares e a opinião dos alunos do PROEJA sobre a utilização das videoaulas.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Registros do conhecimento matemático da criança na escola: um estudo com professoras de anos iniciais
Rodrigues, Sibele Borges (2024-08-22)A dissertação tem por objetivo descrever e analisar a compreensão de professoras de anos iniciais sobre os registros matemáticos feitos por crianças em idade escolar. Inspirada nas teorizações de Michel Foucault e no ... -
Matemática para surdos: o que a literatura já tem explorado no meio acadêmico
Garcia, Mônica Mendes; Lebedeff, Tatiana Bolivar; Grützmann, Thaís Philipsen (2023) -
Dimensão afetiva de professores de matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Ferreira, André Nunes (2021-08-26)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Busquei compreender como se manifesta a dimensão afetiva de professores de ...