Mostrar registro simples

dc.creatorCunha, Natália Ferreira da
dc.date.accessioned2021-05-19T22:06:12Z
dc.date.available2021-05-19T22:06:12Z
dc.date.issued2019-05-12
dc.identifier.citationCUNHA, Natália Ferreira da. Aspectos legais e institucionais sobre acessibilidade às pessoas com deficiência na educação superior. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-graduação em Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7530
dc.description.abstractStudents with disabilities are the addressees of the accessibility policy in higher education institutions. Therefore, the research seeks to analyze how legal and institutional aspects of the Accessibility Policy of Universidade Federal de Pelotas - UFPel attends and what interferes to not attend the imperatives of students with disabilities, based on these actors’ understanding. Also, it seeks to provide the reflection and point out new possibilities for accessibility strategies according to the imperatives of the person with disabilities in the university environment, precisely in UFPel. The purpose of this study is to understand how legal and institutional aspects of the Accessibility Policy of UFPel reverberate while meeting the needs of students with disabilities. Considering that education is a social right, fundamental to the process of inclusion and reducing the condition of social vulnerability of persons with disabilities in educational spaces, this research has the purpose of problematizing how the college education meets the accessibility imperatives of the individuals with disabilities. The theoretical reference is interdisciplinary, with the support of authors of Law and Education on the subject. In the methodology, an analysis was performed on the comprehension of students with disabilities regarding institutional and legal aspects based on the report of the individuals - students with disabilities enrolled in the UFPel in the academic period of 2016/2 - through a structured interview. Thus, through empirical research with the legal subjects, we opted for the technique of content analysis. Based on the analysis of the information presented by students with disabilities, the study intends to reflect and point towards possibilities to understand and indicate needs that must be observed in the institutional accessibility policy that reaches, as close as possible, the realization of the social right to (college) education.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleAspectos legais e institucionais sobre acessibilidade às pessoas com deficiência na educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeLegal and institutional aspects about accessibility for persons with disabilities in college educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7342535929418299pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9806421589183882pt_BR
dc.description.resumoOs estudantes com deficiência são destinatários da política de acessibilidade nas Instituições de Educação Superior. Diante disto, a pesquisa busca analisar de que modo aspectos legais e institucionais da Política de acessibilidade da Universidade Federal de Pelotas – UFPel atendem e o que interfere para o não atendimento dos imperativos dos estudantes com deficiência, a partir da compreensão destes sujeitos. Ainda, busca proporcionar a reflexão e apontar novas possibilidades para estratégias de acessibilidade de acordo com os imperativos da pessoa com deficiência no ambiente universitário, precisamente, na UFPel. O presente estudo tem como objetivo geral compreender de que modo aspectos legais e institucionais da Política de acessibilidade da - UFPel repercute no atendimento dos imperativos dos estudantes com deficiência. Considerando ser a educação um direito social, fundamental ao processo de inclusão e à redução da condição de vulnerabilidade social da pessoa com deficiência nos espaços educacionais, esta pesquisa tem o propósito de problematizar de que modo a Educação Superior atende aos imperativos de acessibilidade dos sujeitos com deficiência. O referencial teórico é interdisciplinar, contando com o apoio de autores do Direito e da Educação sobre a temática. Na metodologia, foi realizada uma análise sobre a compreensão dos estudantes com deficiência no que concerne a aspectos institucionais e legais no relato dos sujeitos – alunos com deficiência matriculados na UFPel no período letivo de 2016/2 - mediante entrevista estruturada. Assim, através da pesquisa empírica com os sujeitos de Direito, optou-se pela técnica da análise de conteúdo. A partir da análise das informações trazidas pelos estudantes com deficiência, o estudo pretende refletir e apontar em direção de possibilidades para compreender e indicar necessidades que devem ser observadas na política de acessibilidade institucional que alcance, o mais próximo possível, a efetivação do direito social à educação (superior).pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Scott Junior, Valmor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples