Alimentação de crianças matriculadas em escolas municipais de educação infantil: as recomendações dos guias alimentares.
Fecha
2021-07-28Autor
Fernandes, Jaluza das Neves Alves
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Há evidências sugerindo que entre todos os determinantes para obter boa saúde, o de maior impacto é a alimentação adequada na primeira infância, sobretudo nos seus dois primeiros anos de vida (Victora, 2016). Assim, os Guias Alimentares são considerados como importantes instrumentos de educação alimentar e nutricional a serem utilizados pelos profissionais de saúde, bem como pela população em geral. O presente estudo tem por objetivo verificar a frequência de crianças que atenderam os Passos para uma alimentação saudável recomendada pelos Guias Alimentares do Ministério da Saúde. Este estudo é do tipo transversal, incluindo crianças de zero a seis anos de idade, matriculadas em cinco escolas municipais de educação infantil de Pelotas, RS. As mães e os responsáveis pelas crianças foram entrevistados na própria escola. O instrumento utilizado para avaliar os alimentos consumidos habitualmente pelas crianças foi elaborado a partir das orientações do formulário de marcadores do consumo alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), em formato de questionário estruturado com perguntas fechadas. O desfecho deste estudo foi o cumprimento dos Passos dos guias alimentares pelas crianças matriculadas em cinco escolas. Do total de crianças (n=548), 59 (10,6%) tinham até dois anos de idade e 325 (59,3%) eram meninos. Quanto ao número de Passos dos guias alimentares que foram cumpridos pelas crianças menores de dois anos, apenas 3,4% cumpriram oito Passos, e 35,6% não cumpriu nenhum dos Passos avaliados pelo GACB. Entre as crianças maiores de dois anos de idade, 0,2% não cumprem nenhum dos Passos do GAPB e apenas 23,3% das crianças cumpriram quatro dos Passos avaliados. Verificou-se que foi baixa a frequência de realização dos Passos orientados pelos guias alimentares pelas crianças matriculadas nas cinco escolas. Isto mostra a inadequação da alimentação infantil, principalmente no que se refere ao consumo de alimentos ultraprocessados, inclusive, por crianças menores de dois anos.
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