dc.creator | Segat, Juliana Lazzaretti | |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T13:21:55Z | |
dc.date.available | 2021-06-10 | |
dc.date.available | 2022-10-07T13:21:55Z | |
dc.date.issued | 2021-05-14 | |
dc.identifier.citation | SEGAT, Juliana Lazzaretti. Acesso das mulheres à justiça: uma reflexão sobre
intervenções educativas com autores de violência doméstica. 2021. 237 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-graduação em Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8708 | |
dc.description.abstract | Based on empirical, inductive and qualitative research, this study examines
educational and reflective interventions with supposedly perpetrators of domestic
violence against women in reflective gender groups. The objective is to investigate
how might magistrates in judicial/criminal or domestic violence courts, where this
service is available, perceive these interventions as contributing to women's access
to law and justice. The study first looks at domestic violence as a phenomenon, its
causes, consequences and coping mechanisms, to then explore if the concept of
access to justice can be extended to the context of domestic violence. It follows by
analyzing the legal and social aspects of men's re-education and rehabilitation
services (Maria da Penha Law) and its implication for gender-reflexive groups. And
from empirical data collected through a questionnaire answered by magistrates in the
State of Rio Grande do Sul – Brazil, the study hypothesize that such groups
contribute to women's access to the law and justice. The findings analyzed through
content analysis partially confirm the hypothesis, showing that, for magistrates,
gender reflective groups can collaborate with access to justice for women in the
context of domestic violence, mainly because it is an institutional response attentive
to needs and substantial justice. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Masculinidades | pt_BR |
dc.subject | Violência doméstica | pt_BR |
dc.subject | Acesso à justiça | pt_BR |
dc.subject | Grupos reflexivos de gênero | pt_BR |
dc.title | Acesso das mulheres à justiça: uma reflexão sobre intervenções educativas com autores de violência doméstica | pt_BR |
dc.title.alternative | Women’s access to justice: a reflection on educative interventions with domestic violence perpetrators | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0189486372613264 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9806421589183882 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir de uma pesquisa empírica, indutiva e qualitativa, o presente estudo tem
como objeto as intervenções educativas e reflexivas com os perpetradores, em tese,
de violência doméstica contra a mulher (grupos reflexivos de gênero). O objetivo é
investigar como essas intervenções repercutem para o acesso das mulheres ao
direito e à justiça, a partir da percepção de magistradas/os gaúchas/os titulares de
varas judiciais/criminais ou juizados de violência doméstica que disponham desse
serviço. A dissertação inicia com o estudo do fenômeno da violência doméstica,
suas causas, consequências e formas de enfrentamento. Após, a partir de um
conceito ampliado, investiga-se o acesso à justiça no âmbito da violência doméstica.
Em um terceiro momento, são analisados aspectos legais e sociais dos serviços de
reeducação e recuperação de homens (nomenclatura da Lei Maria da Penha),
enfocando nos grupos reflexivos de gênero. A partir dos resultados da pesquisa de
campo feita por meio de questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicado a
magistradas/os gaúchas/os titulares de varas judiciais/criminais ou juizados de
violência doméstica que disponham de grupos reflexivos, discutiu-se a hipótese de
que tais serviços contribuem para o acesso das mulheres ao direito e à justiça. Os
resultados, tratados por meio de técnicas da análise de conteúdo, confirmaram
parcialmente a hipótese, evidenciando que, para as/os profissionais, os grupos
reflexivos de gênero têm o potencial de colaborar com o acesso à justiça das
mulheres em situação de violência doméstica, sobretudo por se configurar em
resposta institucional atenta às necessidades e à justiça substancial. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Scott Junior, Valmor | |