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dc.creatorMarques, Pedro Coelho
dc.date.accessioned2022-10-07T13:24:53Z
dc.date.available2021-05-07
dc.date.available2022-10-07T13:24:53Z
dc.date.issued2021-04-20
dc.identifier.citationMARQUES, Pedro Coelho. Ações afirmativas e Programa Bolsa Família: a contribuição das políticas públicas no acesso ao direito social à educação a partir do enfoque das capabilidades de Amartya Sen. 2021.167 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Pós-graduação em Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8709
dc.description.abstractExploring contemporary approaches to the social right to education, this study aims to evaluate the impact of public policies of the Bolsa Família Program and affirmative actions - specifically racial-based - for entry into higher education, as well as their effects in relation to poorest portion of the population. When analyzing the impacts of such public policies, the paper discusses the intrinsic relationship of both with the guarantee of social and fundamental rights by the Brazilian State for its citizens and a consequent provision of development opportunities and a change of status quo for its beneficiaries. To do so, the theory of the focus on capabilities, studied by Amartya Sen, is studied and used, which provides the necessary theoretical substrate for the research. The hypothesis is that the joint application of both public policies in question gives the beneficiary an opportunity to enrich the set of capabilities that aid in their transformation, development and freedom, which meets the fundamental precepts of the Brazilian State of consecration of social rights, eradicating poverty and marginalization, and reducing social and regional inequalities. The study concluded that the two public policies, together, provide an expansion of the effective freedom of social actors, since they create possibilities of choice in an increase in the combination of functionings that feed back and cause the expansion of the set of capabilities, thus increasing the real freedom of the beneficiaries. The combination of public policies with other functionings — including access to higher education itself — demonstrates such an ability to increase the set of capabilities that leads the beneficiary towards more freedom, which for Sen, means more chances for personal and social development. The hypothetical-deductive approach method was used, with qualitative and quantitative research (quali-quanti) through semi-structured interviews, in addition to bibliographic and documentary techniques.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDireito social à educaçãopt_BR
dc.subjectEstado socialpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliapt_BR
dc.subjectEnfoque das capabilidadespt_BR
dc.titleAções afirmativas e Programa Bolsa Família: a contribuição das políticas públicas no acesso ao direito social à educação a partir do enfoque das capabilidades de Amartya Senpt_BR
dc.title.alternativeAffirmative actions and Bolsa Família Program: the contribution of public policies to access the social right to education from Amartya Sen’s capability approachpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0847142503126269pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5403004485971921pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Massaú, Guilherme Camargo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8341523169751885pt_BR
dc.description.resumoExplorando as aproximações contemporâneas do direito social à educação, o presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto das políticas públicas do Programa Bolsa Família e das ações afirmativas — especificamente as cotas raciais — para o ingresso no ensino superior, bem como seus efeitos em relação à parcela mais pobre da população. Ao analisar os impactos de tais políticas públicas, o trabalho discute a intrínseca relação de ambas com a garantia de direitos sociais e fundamentais por parte do Estado para com seus cidadãos e a consequente provisão de oportunidades de desenvolvimento e mudança do status quo de seus beneficiários. Para tanto, estuda-se e utiliza-se a teoria do enfoque das capabilidades, elaborada por Amartya Sen, a qual fornece o substrato teórico necessário para a pesquisa. Sustenta-se a hipótese de que a aplicação em conjunto de ambas as políticas públicas em apreço dá ao beneficiário uma oportunidade de enriquecimento do conjunto de capabilidades que auxilia em sua transformação, desenvolvimento e liberdade, o que atende aos preceitos fundamentais do Estado brasileiro de consagração dos direitos sociais, erradicação da pobreza e da marginalização e redução das desigualdades sociais e regionais. Concluiu-se que as políticas públicas, em conjunto, proporcionam expansão da liberdade efetiva dos atores sociais, vez que criam possibilidades de escolha em um aumento da combinação de funcionamentos que se retroalimentam e ocasionam, por sua vez, o enriquecimento do conjunto de capabilidades. A combinação das políticas públicas com outros funcionamentos — inclusive com o próprio acesso ao ensino superior — demonstra tal aptidão de aumento do conjunto de capabilidades que leva o beneficiário em direção a mais liberdade, o que para Sen, significa mais chances de desenvolvimento pessoal e social. Utilizou-se o método de abordagem hipotéticodedutivo, com pesquisa qualitativa e quantitativa (quali-quanti) através de pesquisa empírica com entrevistas semi-estruturadas, além das técnicas de revisão bibliográfica e documental.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Gastal, Alexandre Fernandes


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