A produção de vídeo estudantil e a sua intencionalidade pedagógica no ensino de conteúdos matemáticos.
Resumen
As tecnologias vêm provocando nos sujeitos novas formas de pensar, interagir e
adquirir conhecimentos, sendo assim, os educadores têm o desafio de repensarem
sua prática de modo a aproximá-la da realidade e das necessidades dos educandos,
proporcionando outras formas de ensinar e aprender. Neste sentido, a presente
pesquisa objetiva analisar quais as práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes ao
proporem a produção de vídeo estudantil no ensino de conteúdos matemáticos. Tal
investigação foi desenvolvida nos anos 2020/2021 com três professores de
matemática do ensino básico que já utilizam a produção audiovisual nas suas aulas.
Para a realização deste estudo, a metodologia usada foi de natureza qualitativa com
abordagem em estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados
foram a observação, as entrevistas semiestruturadas com os professores do grupo
focal e a transcrição das mesmas. Para análise dos dados fez-se uso da Análise de
Conteúdo de Bardin (2016), como: organização, codificação, categorização e
interpretação dos resultados. Os teóricos que subsidiaram este estudo são: Freire
(1994, 1996, 2003); Moran (2013, 2015); Borba (2014, 2018) e Pereira (2014a, 2017,
2018), pois estes autores dialogam entre educação, tecnologias, metodologias,
matemática e produção de vídeo. Durante a análise dos dados três categorias
surgiram: a práxis docente na era digital; vídeo é expressão, movimento, libertação; e
produção de vídeo estudantil como processo educacional. Dentre os resultados
encontrados destaca-se: a importância de uma formação docente continuada e
permanente; o comprometimento com que os sujeitos pesquisados trabalham com a
produção de vídeo nas aulas de matemática; esta produção é uma metodologia ativa,
denominada de Metodologia PVE, capaz de desenvolver diversas habilidades e
competências que facilitam a compreensão dos conteúdos estudados.
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