• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Browsing Pós-Graduação em Educação - PPGE by Department 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • Browsing Pós-Graduação em Educação - PPGE by Department
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • Browsing Pós-Graduação em Educação - PPGE by Department
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Browsing Pós-Graduação em Educação - PPGE by Department "Faculdade de Educação"

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 518

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Acento gráfico e prosódico: um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais 

      Ney, Luanda Alvariza Gomes (2018-09-24)
      Esta tese buscou contemplar as relações entre o acento gráfico e o acento prosódico do português brasileiro com base em dados de produção e percepção de crianças dos anos iniciais. Na pesquisa desenvolvida, o foco recaiu ...
    • Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes. 

      Facin, Helenara Plaszewski (2014-04-16)
      O estudo aqui apresentado investigou quatro professoras “primárias” aposentadas que trabalharam entre as décadas de 1940-1980. A pesquisa partiu do interesse em saber o que revelam professoras da educação básica, autoras ...
    • "Agora quando eu olho pra ele, ele sorri pra mim, porque a gente começou a ser amigo": o que fazem juntos bebês e crianças mais velhas em uma escola de Educação Infantil. 

      Castelli, Carolina Machado (2015-01-28)
      Ao constatar a necessidade de estudos voltados às relações entre bebês e crianças de diferentes idades, bem como de sua maior promoção na escola infantil, esta pesquisa se propôs a investigar as relações estabelecidas entre ...
    • Alfabetização de alunos com histórico de multirrepetência escolar: análise de uma intervenção pedagógica. 

      Protásio, Michelle Reinaldo (2007-03-07)
      O presente trabalho é resultado de uma investigação-ação, realizada com alunos pertencentes aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Rio Grande-RS, no ano letivo de 2005. A referida ...
    • A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS. 

      Ferreira, Darlise Nunes (2011)
      Esta dissertação é um estudo com enfoque nas práticas de alfabetização e na implantação do ensino fundamental de nove anos em escolas da rede pública do município de Jaguarão/RS. O objetivo geral é analisar as estratégias ...
    • A "alma do negócio": aspectos da educação em Pelotas-RS na propaganda institucional 1875-1910. 

      Neves, Helena de Araújo (2007-02-11)
      Esta pesquisa; desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas; na linha de História da Educação; tem como enfoque principal a educação em Pelotas-RS no final do século XIX e ...
    • O Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio Grande do Sul (1917-1933). 

      Silva, André Rodrigues da (2019-03-29)
      Esta dissertação é o resultado de uma análise feita sobre o impresso do Almanaque do Globo, primeiro projeto editorial da Livraria do Globo, de Porto Alegre, buscando mostra-lo como um impresso difusor de cultura social ...
    • Os alunos não são mais os mesmos. A escola também... pode não ser!: do pátio à calçada: construindo uma escola sem violência. 

      Montardo, Alice Maria Szezepanski (2005-03-24)
      Este trabalho apresenta pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida em Pelotas, RS, revelando ao longo de doze capítulos uma experiência onde os problemas de indisciplina/violência têm ...
    • Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. 

      Kavaya, Martinho (2009-12-12)
      Esta tese reflete sobre a relação dialógico-pedagógica entre os Círculos de Cultura do Brasil com o Ondjango e Otchiwo do grupo etnolinguístico Ovimbundu em Ganda/Benguela-Angola, para pensar a educação libertadora em ...
    • Analisando possibilidades de construção da autonomia em curso de EAD: um estudo de caso. 

      Koller, Márcia Hernández Dias (2008-12-17)
      Esta pesquisa busca desvelar as condições apresentadas por um curso de Pedagogia EaD para promover a construção da autonomia do sujeito aprendente, analisando as interações e as mediações no processo de aprendizagem nos ...
    • Apagão docente e PIBID: um engajamento estratégico produzindo modos de endereçamento. 

      Kehler, Gabriel dos Santos (2017-10-30)
      Na investida desta tese, pressupõe-se que Apagão Docente e Pibid estabelecem uma relação de engajamento estratégico, propondo-se assim, analisar como esta relação produz modos de endereçamento às posições de sujeito pibidiano ...
    • Apelles Porto Alegre (1850-1917): a trajetória de um intelectual mediador 

      Meira, Chéli Nunes (2022-08-30)
      Esta tese de doutorado tem como objetivo investigar a trajetória de vida e o papel de intelectual mediador desempenhado pelo professor Apelles Porto Alegre. Para tanto, procura responder à seguinte problemática de pesquisa: ...
    • Aplicativos educacionais no ensino da matemática: potencialidades de uso em concepções e práticas docentes 

      Conceição, Daiane Leal da (2018-02-22)
      O avanço tecnológico tem possibilitado a disseminação do uso dos smartphones (celulares inteligentes) ao redor do mundo, entre crianças, jovens e adultos. No espaço escolar , essa tecnologia está indo para além da ...
    • A aprendizagem da ortografia e o uso de estratégias metacognitivas. 

      Monteiro, Carolina Reis (2008-04-01)
      Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o uso de estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem da ortografia de uma turma de segunda série do Ensino Fundamental de uma Escola Particular da ...
    • Aquisição dos ditongos orais mediais na escrita infantil: uma discussão entre ortografia e fonologia. 

      Adamoli, Marco Antônio (2006-09-01)
      Este estudo descreve e analisa o processo de aquisição gráfica dos ditongos orais mediais a partir da análise de 947 textos produzidos espontaneamente por crianças pertencentes às duas primeiras séries do ensino fundamental ...
    • As artes de ser nas escrevivências de mulheres negras 

      Neves, Janaize Batalha (2022-12-01)
      Arquivo do resumo protegido.
    • O “artesanato de si” de mulheres assentadas do MST: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular. 

      Godinho, Eliane (2017-04-11)
      Esta pesquisa buscou erigir uma reflexão baseada na dialética, uma vez que ela permite considerar e compreender as formas de produção do conhecimento por meio da pesquisa participante e da pesquisa formação, pelo viés ...
    • O Asilo de Órfãs São Benedito em Pelotas – RS (as primeiras décadas do século XX): trajetória educativa-institucional 

      Caldeira, Jeane dos Santos (2014-03-21)
      A presente dissertação consiste em uma pesquisa histórica no âmbito da História da Educação, mais precisamente na História das Instituições Educativas. A pesquisa tem como objetivo analisar aspectos históricos do Asilo de ...
    • Associação Sul Rio-Grandense de professores: um nicho de desenvolvimento da consciência de classe docente em Pelotas (1929-1979) 

      Cardoso, Sergio Ricardo Pereira (2011)
      Partindo da premissa de que as associações mutualistas promoveram também a tão perseguida (e muitas vezes distorcida) consciência de classe, esta tese tem como objetivo analisar o processo histórico da Associação ...
    • Autogestão com ênfase no processo educativo: Associação Recicladora Vitória e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares FURG - Rio Grande/RS 

      Dias, Vanessa Gonçalves (2014-03-25)
      As Incubadoras tecnológicas de Cooperativas Populares, entre outras entidades de apoio, surgem da demanda crescente de trabalhadores que buscam formar empreendimentos solidários, os quais estão se multiplicando em todo o ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV