O Cálculo no livro Matemática para o Ensino Secundário de Thales de Faria Mello Carvalho (1915-1961)
Abstract
Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa histórica sobre a abordagem de
conceitos fundamentais do ensino do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) –
função, limite, continuidade, derivada e integral, no ensino secundário na década
de 1940, tendo como principal suporte analítico o livro didático Matemática para
cursos Clássicos e Científicos, do autor brasileiro Thales de Faria Mello
Carvalho. Por meio de uma pesquisa qualitativa, adotamos a análise documental
como horizonte metodológico, sendo nossa principal fonte de pesquisa o livro, e
como procedimento de classificação e organização dos dados de nossa análise
escolhemos o método de categorização. Desta forma, procuramos, além de
analisar a apresentação dos conceitos fundamentais para o ensino do CDI,
identificar e observar os exercícios indicados no livro, e ainda esboçar uma
biografia do autor Thales de Faria Mello Carvalho. Para tanto, foi realizado
levantamento de pesquisas que abordaram análises em livro didático e o CDI,
no qual encontramos subsídios nos estudos de Raad (2012), e autores como
Chervel (1990), Ludke e André (2018), Choppin (2004,2012), Bloch (2001) e
Duval (2012) serviram como referencial teórico. A questão que direciona nossa
investigação é: Como os conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial e
Integral estão propostos no livro Matemática para cursos Clássicos e Científicos,
de autoria de Thales de Faria Mello Carvalho? Concluímos que o autor abordou
de forma mista cada conteúdo, sendo observada a presença de exemplos
aritméticos, simbologias, diferentes representações semióticas, e feita menção
de importantes matemáticos. A abundante quantidade de exercícios e definições
acompanhadas de exemplificações em sua maioria, caracterizam a obra como
adequada ao ensino secundário da época. A obra está de acordo com os
programas oficiais de matemática da época.