• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Cálculo no livro Matemática para o Ensino Secundário de Thales de Faria Mello Carvalho (1915-1961)

Thumbnail
Ver/
Dissertação Ana Paula Rodrigues Brum.pdf (4.241Mb)
Fecha
2024-03-23
Autor
Brum, Ana Paula Rodrigues
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa histórica sobre a abordagem de conceitos fundamentais do ensino do Cálculo Diferencial e Integral (CDI) – função, limite, continuidade, derivada e integral, no ensino secundário na década de 1940, tendo como principal suporte analítico o livro didático Matemática para cursos Clássicos e Científicos, do autor brasileiro Thales de Faria Mello Carvalho. Por meio de uma pesquisa qualitativa, adotamos a análise documental como horizonte metodológico, sendo nossa principal fonte de pesquisa o livro, e como procedimento de classificação e organização dos dados de nossa análise escolhemos o método de categorização. Desta forma, procuramos, além de analisar a apresentação dos conceitos fundamentais para o ensino do CDI, identificar e observar os exercícios indicados no livro, e ainda esboçar uma biografia do autor Thales de Faria Mello Carvalho. Para tanto, foi realizado levantamento de pesquisas que abordaram análises em livro didático e o CDI, no qual encontramos subsídios nos estudos de Raad (2012), e autores como Chervel (1990), Ludke e André (2018), Choppin (2004,2012), Bloch (2001) e Duval (2012) serviram como referencial teórico. A questão que direciona nossa investigação é: Como os conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial e Integral estão propostos no livro Matemática para cursos Clássicos e Científicos, de autoria de Thales de Faria Mello Carvalho? Concluímos que o autor abordou de forma mista cada conteúdo, sendo observada a presença de exemplos aritméticos, simbologias, diferentes representações semióticas, e feita menção de importantes matemáticos. A abundante quantidade de exercícios e definições acompanhadas de exemplificações em sua maioria, caracterizam a obra como adequada ao ensino secundário da época. A obra está de acordo com os programas oficiais de matemática da época.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14912
Colecciones
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV