• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Dizeres dos professores que ensinam matemática em relação ao planejamento e aos planos de aula

Thumbnail
View/Open
Dissertação Luciane Flores Brum.pdf (2.984Mb)
Date
2024-02-29
Author
Soares, Luciane Brum
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa tem o propósito de analisar os ditos dos professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental acerca do planejamento e do plano de aula. Questiona-se: Quais os entendimentos dos professores que ensinam Matemática sobre o planejamento? Como os professores consideram o plano de aula? Pesquisa de abordagem qualitativa, em que os dados foram coletados por um questionário on-line, respondido por nove professores que atuam na rede municipal de Dom Pedrito/RS. Alguns referenciais considerados: Haydt (2011), Fabris, Oliveira e Lima (2020), Moretto (2014), Ponte, Quaresma e Mata-Pereira (2015), Menegola e Sant’Anna (2000). Os dados foram organizados em categorias e subcategorias: “Entendimentos do planejamento: Planejamento como caminho/organizador/norteador; Planejamento para identificar as dificuldades, as especificidades dos alunos e da turma; Planejamento para avaliação e aprendizagem” e “Considerações do plano de aula: Organização, adequação e etapas; Ações imprescindíveis; Estrutura e elementos do plano de aula”. As análises mostram que os professores encontram no planejamento uma direção, uma orientação para o desenvolvimento das suas aulas, indicando que é por meio desse planejamento que são atendidas as necessidades e dificuldades dos alunos, bem como a avaliação desse processo. No plano de aula, os professores consideram a sequência de alguns passos, como também algumas ações imprescindíveis na sua execução, independentemente do modelo adotado. Os ditos dos professores possibilitam concluir que reconhecem a importância do planejamento e do plano de aula para as ações de ensino, na perspectiva das aprendizagens matemáticas dos alunos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14914
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV