• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aprendizagem colaborativa e produção de vídeos estudantis no ensino de função quadrática na educação básica

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Ari Blaz Falcão Ardais.pdf (5.891Mb)
Date
2024-11-29
Author
Ardais, Ari Blaz Falcão
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente dissertação investigou o problema “Como a produção colaborativa de vídeos pelos estudantes pode contribuir para a compreensão e o aprendizado da função quadrática na Educação Básica?”. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, envolvendo 10 estudantes organizados em grupos. O objetivo principal foi investigar como a produção colaborativa de vídeos, sobre o conteúdo de função quadrática, pelos alunos do 9º ano pode auxiliar na construção do conhecimento matemático. O referencial teórico utilizado na pesquisa foi a aprendizagem colaborativa, associado ao ensino da função quadrática e a produção de vídeos digitais por estudante Adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, com metodologia de intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi pautado nos seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas com os sujeitos de pesquisa, encontros sobre os aspectos da produção de vídeos (roteiro, filmagem, edição e produto final), análise das produções autorais, registros dos diários de bordo, pesquisa sobre o conteúdo, resolução de exercícios e entrevista final. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (2011), organizada em três categorias: Uso de Vídeos e Tecnologia, Produção de Vídeos e Performance do Estudante. Os resultados apontaram que a produção colaborativa de vídeos favoreceu a representação e a interpretação de conceitos matemáticos pelos estudantes. Além disso, demonstrou que a colaboração promoveu habilidades como comunicação, organização e resolução de problemas em conjunto. Os vídeos produzidos refletem tanto no aprendizado quanto dificuldades específicas, como na interpretação de gráficos e aplicação de soluções da função quadrática. Conclui-se que a produção de vídeos é uma ferramenta pedagógica eficaz para conectar conceitos matemáticos ao cotidiano, promovendo uma aprendizagem significativa e reflexiva. Esta pesquisa contribui para o campo da Educação Matemática ao propor uma metodologia inovadora que integra tecnologia, criatividade e colaboração, com potencial para inspirar novas práticas e investigações.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15529
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV