• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Construção do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPel

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Andreza Cardoso Santos Mevs.pdf (8.049Mb)
Date
2025-02-26
Author
Mevs, Andreza Cardoso Santos
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar como alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas assimilam e expressam sua compreensão do conceito de limite. Motivados pelo interesse em compreender as estratégias de aprendizagem a partir das teorias de Vygotsky e Tall, a pesquisa procurou responder à questão central: "Como, na perspectiva do pesquisador, os alunos concluintes do curso de licenciatura em matemática da UFPEL caracterizam sua compreensão a respeito do conceito de limite?" O referencial teórico baseou-se nas contribuições de Vygotsky (2001), Domingos (2003) e David Tall (2013), que fundamentaram a discussão sobre a construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do pensamento formal. Com o intuito de mapear as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver algumas tarefas envolvendo o conceito de limite e classificá-las conforme seu pensamento matemático, foram elaboradas quatro questões sobre limites, construídas da literatura didática e do Projeto Pedagógico do Curso. O intuito era mapear as estratégias utilizadas pelos alunos e classificá-las conforme seu pensamento matemático. A pesquisa contou com a participação de sete alunos dos cursos Integral e Noturno, não alcançando os estudantes da modalidade de Educação a Distancia (EaD). Os resultados indicaram que a compreensão do conceito de limite varia entre corporificado e simbólico, centrada em processos e símbolos, mas sem a internalização abstrata necessária para a formalização completa. Essa lacuna entre o conceito imagem e o conceito definição compromete a capacidade de abstração e generalização dos alunos, evidenciando a importância de metodologias pedagógicas que integrem intuição, simbolismo e formalismo para promover um desenvolvimento matemático mais robusto.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15957
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV