• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Construção do conceito imagem de limite por concluintes de Licenciatura em Matemática da UFPel

Thumbnail
Ver/
Dissertação_Andreza Cardoso Santos Mevs.pdf (8.049Mb)
Fecha
2025-02-26
Autor
Mevs, Andreza Cardoso Santos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar como alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas assimilam e expressam sua compreensão do conceito de limite. Motivados pelo interesse em compreender as estratégias de aprendizagem a partir das teorias de Vygotsky e Tall, a pesquisa procurou responder à questão central: "Como, na perspectiva do pesquisador, os alunos concluintes do curso de licenciatura em matemática da UFPEL caracterizam sua compreensão a respeito do conceito de limite?" O referencial teórico baseou-se nas contribuições de Vygotsky (2001), Domingos (2003) e David Tall (2013), que fundamentaram a discussão sobre a construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do pensamento formal. Com o intuito de mapear as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver algumas tarefas envolvendo o conceito de limite e classificá-las conforme seu pensamento matemático, foram elaboradas quatro questões sobre limites, construídas da literatura didática e do Projeto Pedagógico do Curso. O intuito era mapear as estratégias utilizadas pelos alunos e classificá-las conforme seu pensamento matemático. A pesquisa contou com a participação de sete alunos dos cursos Integral e Noturno, não alcançando os estudantes da modalidade de Educação a Distancia (EaD). Os resultados indicaram que a compreensão do conceito de limite varia entre corporificado e simbólico, centrada em processos e símbolos, mas sem a internalização abstrata necessária para a formalização completa. Essa lacuna entre o conceito imagem e o conceito definição compromete a capacidade de abstração e generalização dos alunos, evidenciando a importância de metodologias pedagógicas que integrem intuição, simbolismo e formalismo para promover um desenvolvimento matemático mais robusto.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15957
Colecciones
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV