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Construindo pontes: educação dialógica alteritária e o ensino de espanhol na fronteira Jaguarão/BR - Rio Branco/UY

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Tese_Vanessa David Acosta.pdf (4.731Mb)
Date
2025-07-16
Author
Acosta, Vanessa David
Metadata
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Abstract
Este trabalho está inserido em uma área de estudos que envolve diretamente sujeitos e as interações que ocorrem nas comunidades linguísticas, especialmente no que tange ao ensino e aprendizagem de línguas em área de fronteira. Vislumbrando uma oportunidade de repensar o ensino de língua espanhola em contexto fronteiriço, temos como questão norteadora a responder, a partir dos dados obtidos e de sua análise: quais os princípios que norteiam o ensino de espanhol na região de fronteira e como eles se relacionam com a proposta de educação/ensino dialógica alteritária de educação? Para tanto, foi elaborado como objetivo geral desta pesquisa: propor os princípios para a implementação de uma proposta de ensino dialógico alteritário de espanhol em territórios de fronteira com países falantes dessa língua, inserido em um campo teórico que envolve diretamente local, sujeitos, línguas e ensino, a partir de uma comparação com os preceitos do ensino tal como é atualmente. Para desenvolver o trabalho, nos apoiamos na teoria dialógica proposta pelo Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2019, 2021 [2017]; Bakhtin, 2010, 2016, 2020 [2009]), também por reflexões dos autores Sobral (2009, 2020); Brait (2020 [2005; 2006]); Faraco (2013) e no fundamento teórico de ensino dialógico alteritário discutido por Sobral; Giacomelli (2018, 2020, 2021). Para desenvolver a pesquisa, foi realizado um questionário com professores da rede municipal de ensino de Jaguarão, a fim de verificar como o ensino ocorre atualmente. A partir das teorias, foi realizado um quadro comparativo com a educação dialógica alteritária, que propomos nesse trabalho. Percebemos que as aulas pouco se relacionam com a concepção dialógica alteritária, tendo em vista que o centro do processo ainda é o professor e o conteúdo. As interações aluno-aluno e aluno-professor que deveriam ocorrer para que se trabalhasse nessa perspectiva, pouco ocorrem. Geralmente, os conteúdos são dados pelas mantenedoras e seguidos, sem que se pense nas particularidades de cada grupo, sem que se observem conhecimentos prévios linguísticos e culturais dos alunos. A teoria dialógica alteritária apresenta uma base teórica consistente, na medida em que apresenta uma proposta mais humana, inclusiva, com interação real entre os alunos. Três pilares dessa proposta são a alteridade, a dialogicidade e a responsabilidade ética na interação. A partir desses três pontos é possível transformar os espaços pedagógicos em construção conjunta de sentidos, em que o ensino da língua não é só a transmissão de conteúdos, palavras isoladas e frases descontextualizadas, mas sim um processo de interação real e autêntico entre os sujeitos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17688
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [299]

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