• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Construindo pontes: educação dialógica alteritária e o ensino de espanhol na fronteira Jaguarão/BR - Rio Branco/UY

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese_Vanessa David Acosta.pdf (4.731Mb)
Data
2025-07-16
Autor
Acosta, Vanessa David
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho está inserido em uma área de estudos que envolve diretamente sujeitos e as interações que ocorrem nas comunidades linguísticas, especialmente no que tange ao ensino e aprendizagem de línguas em área de fronteira. Vislumbrando uma oportunidade de repensar o ensino de língua espanhola em contexto fronteiriço, temos como questão norteadora a responder, a partir dos dados obtidos e de sua análise: quais os princípios que norteiam o ensino de espanhol na região de fronteira e como eles se relacionam com a proposta de educação/ensino dialógica alteritária de educação? Para tanto, foi elaborado como objetivo geral desta pesquisa: propor os princípios para a implementação de uma proposta de ensino dialógico alteritário de espanhol em territórios de fronteira com países falantes dessa língua, inserido em um campo teórico que envolve diretamente local, sujeitos, línguas e ensino, a partir de uma comparação com os preceitos do ensino tal como é atualmente. Para desenvolver o trabalho, nos apoiamos na teoria dialógica proposta pelo Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2019, 2021 [2017]; Bakhtin, 2010, 2016, 2020 [2009]), também por reflexões dos autores Sobral (2009, 2020); Brait (2020 [2005; 2006]); Faraco (2013) e no fundamento teórico de ensino dialógico alteritário discutido por Sobral; Giacomelli (2018, 2020, 2021). Para desenvolver a pesquisa, foi realizado um questionário com professores da rede municipal de ensino de Jaguarão, a fim de verificar como o ensino ocorre atualmente. A partir das teorias, foi realizado um quadro comparativo com a educação dialógica alteritária, que propomos nesse trabalho. Percebemos que as aulas pouco se relacionam com a concepção dialógica alteritária, tendo em vista que o centro do processo ainda é o professor e o conteúdo. As interações aluno-aluno e aluno-professor que deveriam ocorrer para que se trabalhasse nessa perspectiva, pouco ocorrem. Geralmente, os conteúdos são dados pelas mantenedoras e seguidos, sem que se pense nas particularidades de cada grupo, sem que se observem conhecimentos prévios linguísticos e culturais dos alunos. A teoria dialógica alteritária apresenta uma base teórica consistente, na medida em que apresenta uma proposta mais humana, inclusiva, com interação real entre os alunos. Três pilares dessa proposta são a alteridade, a dialogicidade e a responsabilidade ética na interação. A partir desses três pontos é possível transformar os espaços pedagógicos em construção conjunta de sentidos, em que o ensino da língua não é só a transmissão de conteúdos, palavras isoladas e frases descontextualizadas, mas sim um processo de interação real e autêntico entre os sujeitos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17688
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [299]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV