• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Construindo pontes: educação dialógica alteritária e o ensino de espanhol na fronteira Jaguarão/BR - Rio Branco/UY

Thumbnail
Ver/
Tese_Vanessa David Acosta.pdf (4.731Mb)
Fecha
2025-07-16
Autor
Acosta, Vanessa David
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este trabalho está inserido em uma área de estudos que envolve diretamente sujeitos e as interações que ocorrem nas comunidades linguísticas, especialmente no que tange ao ensino e aprendizagem de línguas em área de fronteira. Vislumbrando uma oportunidade de repensar o ensino de língua espanhola em contexto fronteiriço, temos como questão norteadora a responder, a partir dos dados obtidos e de sua análise: quais os princípios que norteiam o ensino de espanhol na região de fronteira e como eles se relacionam com a proposta de educação/ensino dialógica alteritária de educação? Para tanto, foi elaborado como objetivo geral desta pesquisa: propor os princípios para a implementação de uma proposta de ensino dialógico alteritário de espanhol em territórios de fronteira com países falantes dessa língua, inserido em um campo teórico que envolve diretamente local, sujeitos, línguas e ensino, a partir de uma comparação com os preceitos do ensino tal como é atualmente. Para desenvolver o trabalho, nos apoiamos na teoria dialógica proposta pelo Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2019, 2021 [2017]; Bakhtin, 2010, 2016, 2020 [2009]), também por reflexões dos autores Sobral (2009, 2020); Brait (2020 [2005; 2006]); Faraco (2013) e no fundamento teórico de ensino dialógico alteritário discutido por Sobral; Giacomelli (2018, 2020, 2021). Para desenvolver a pesquisa, foi realizado um questionário com professores da rede municipal de ensino de Jaguarão, a fim de verificar como o ensino ocorre atualmente. A partir das teorias, foi realizado um quadro comparativo com a educação dialógica alteritária, que propomos nesse trabalho. Percebemos que as aulas pouco se relacionam com a concepção dialógica alteritária, tendo em vista que o centro do processo ainda é o professor e o conteúdo. As interações aluno-aluno e aluno-professor que deveriam ocorrer para que se trabalhasse nessa perspectiva, pouco ocorrem. Geralmente, os conteúdos são dados pelas mantenedoras e seguidos, sem que se pense nas particularidades de cada grupo, sem que se observem conhecimentos prévios linguísticos e culturais dos alunos. A teoria dialógica alteritária apresenta uma base teórica consistente, na medida em que apresenta uma proposta mais humana, inclusiva, com interação real entre os alunos. Três pilares dessa proposta são a alteridade, a dialogicidade e a responsabilidade ética na interação. A partir desses três pontos é possível transformar os espaços pedagógicos em construção conjunta de sentidos, em que o ensino da língua não é só a transmissão de conteúdos, palavras isoladas e frases descontextualizadas, mas sim um processo de interação real e autêntico entre os sujeitos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17688
Colecciones
  • PPGL: Dissertações e Teses [299]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV