• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Gostou? Então te inscreve! Investigando dois canais do YouTube que ensinam Matemática em Libras

Thumbnail
Ver/
Dissertação_Juliane Alves Ribeiro de Moura.pdf (3.512Mb)
Fecha
2025-07-11
Autor
Moura, Juliane Alves Ribeiro de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
As tecnologias digitais promovem novas maneiras de interação e divulgação de conteúdo. Nesse contexto, destacamos o YouTube, pela popularidade da plataforma de compartilhamento de vídeos, tanto direcionados ao entretenimento quanto pelo seu uso como recurso didático. Na plataforma são compartilhados vídeos de diversas áreas de ensino, incluindo a área da Matemática. Este estudo aborda o ensino de Matemática em Libras para crianças surdas nos canais MathLibras e Sala 8, do YouTube. O canal MathLibras propõe o ensino de Matemática e o canal Sala 8 desenvolve videoaulas para diversas áreas. Diante disso, esta pesquisa pretende responder ao seguinte questionamento: Quais as características e as contribuições dos vídeos dos canais MathLibras e Sala 8 para o ensino da Matemática aos estudantes surdos? Propõe-se neste estudo investigar a estrutura dos vídeos dos dois canais disponíveis no YouTube de forma a identificar elementos que podem contribuir para o ensino de Matemática para alunos surdos. O referencial teórico está dividido em dois eixos; o primeiro sobre educação bilíngue para surdos e a visualidade e o segundo sobre vídeos educacionais no ensino de Matemática e a Gramática Visual. Este estudo fundamenta-se nas concepções de Borges e Nogueira (2013), Lebedeff (2010), Perlin e Reis (2012), Grützmann, Lebedeff e Alves (2019), Strobel (2023), Rosado e Taveira (2022) e ainda Moran, Masetto e Behrens (2000) e Borba, Souto e Canedo Junior (2022). O percurso metodológico será de abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva quanto aos seus objetivos. Em relação à metodologia de análise de dados, tem como base princípios da Análise de Conteúdo (Bardin,1977). Como resultados desta pesquisa, os vídeos analisados apresentam características que promovem a experiência visual, a proximidade com o universo infantil e o protagonismo da Libras alinhado ao ensino bilíngue para alunos surdos.
 
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18072
Colecciones
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [91]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV