• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Direito - FD
  • Pós-Graduação em Direito - PPGD
  • PPGD: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Direito - FD
  • Pós-Graduação em Direito - PPGD
  • PPGD: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O homeschooling à luz do direito social à educação

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Luís Eduardo Abraham Silveira.pdf (732.4Kb)
Data
2022-06-15
Autor
Silveira, Luís Eduardo Abraham
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho busca estudar, a partir do julgamento do Recurso Extraordinário 888.815/RS pelo Supremo Tribunal Federal, a prática do homeschooling (ou educação domiciliar) em substituição ao ensino escolar na Educação Básica no Brasil. A análise se dará com base na previsão do direito fundamental social à educação na Constituição Federal brasileira de 1988. O trabalho objetiva responder ao questionamento acerca da existência (ou não) de um homeschooling constitucionalmente possível, defendendo o posicionamento, à luz da teoria dos direitos fundamentais, de que ao contrário do que determinou a decisão do Supremo Tribunal Federal, tal instituto é incompatível com a Lei Maior. Para tanto, inicia-se com uma exposição histórica e conceitual acerca do direito social à educação, buscando traçar suas origens e evolução, no âmbito do direito constitucional e do direito internacional público, com ênfase para o contexto brasileiro. Posteriormente, conceitua-se o instituto do homeschooling, entendendo as origens históricas e os debates políticos e pedagógicos que envolvem essa modalidade de ensino, como o papel do Estado na educação, a qualidade do aprendizado e os direitos das crianças e adolescentes, e a forma como o tema foi tratado no Brasil. Por fim, discute-se a constitucionalidade do homeschooling, trazendo debates traçados em tribunais constitucionais estrangeiros e em nosso Supremo Tribunal Federal, ponderando e sopesando o direito de optar por esta modalidade de ensino com os direitos de crianças e adolescentes e os deveres impostos pelo Estado em relação à educação, em especial a frequência escolar, realizando uma análise de projetos legislativos acerca do tema, com ênfase para aqueles produzidos no âmbito do estado do Rio Grande do Sul. Justifica-se a realização do trabalho devido à crescente aderência a este método de ensino em nosso país, com uma pletora de projetos de lei e demandas judiciais buscando a permissão da prática. Utiliza-se o método hipotéticodedutivo, o procedimento da pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8715
Collections
  • PPGD: Dissertações e Teses [76]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV