Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT: Envíos recientes
Mostrando ítems 41-60 de 108
-
Formação de professores na perspectiva da matemática emocional nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas
(2023-03-30)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Buscou-se analisar a presença da Matemática Emocional na formação inicial de ... -
A produção de vídeo estudantil como ação pedagógica na educação matemática com alunos do 5º ano
(2023-06-19)Esta pesquisa tem como foco a Produção de Vídeo Estudantil associada a disciplina de matemática numa turma de 5º ano da escola pública Doutor Joaquim Assumpção, localizada no centro da cidade de Pelotas/RS. Caracteriza-se ... -
O uso do GeoGebra por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ao ensinar Geometria
(2023-05-10)A presente pesquisa tem como objetivo investigar como os professores de Matemática de Tenente Portela, RS avaliam a utilização do software GeoGebra ao ensinar os conteúdos de Geometria em suas aulas. Nos aportes teóricos, ... -
O que os autistas contam sobre as experiências vivenciadas na Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática?
(2022-12-19)Esse trabalho tem como objetivo analítico central discutir possíveis aproximações e distanciamentos entre o que três autistas contaram de suas experiências enquanto alunos da Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática, ... -
Frações musicais: um estudo exploratório com normalistas
(2022-12-05)O objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre divisão rítmica musical e operações básicas de frações: adição de frações, subtração de frações, multiplicação de frações e divisão de frações, com atividades que ... -
Pensamento algébrico na perspectiva do ensino desenvolvimental de Elkonin Davydov: um estudo com professoras dos anos iniciais
(2022-12-05)A presente dissertação trata do ensino de álgebra a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental, aplicando algumas tarefas e trazendo a exploração a partir de alguns registros e verificar a aceitação de trabalhar o ... -
O enigma do bichano: conectando literatura com o pensamento algébrico
(2022-12-20)Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve por objetivo geral compreender as características do pensamento algébrico para, a partir disso, elaborar uma narrativa literária-matemática que auxilie no ensino e aprendizagem ... -
O uso da Plataforma Khan Academy em escolas da rede municipal de educação pública de Pelotas: um estudo de caso.
(2022-08-29)Este trabalho procura responder à pergunta: como se deu a adoção da plataforma Khan Academy na rede pública municipal de educação em Pelotas? A partir dessa, surgem outras questões relacionadas: quais foram os processos ... -
A visualidade na resolução de problemas em Geometria no Ensino Médio.
(2022-11-16)O modelo de ensino híbrido escolhido para esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi o Ensino Virtual Enriquecido o qual carrega consigo a possibilidade de interligar-se com o processo da aprendizagem, potencializando ... -
Oficinas de matemática: desenvolvimento de atividades e jogos em duas turmas de 2º ano na percepção das professoras
(2022-08-29)A presente pesquisa de caráter qualitativo se define como um estudo de caso e tem como questão norteadora “qual a contribuição das Oficinas de Matemática, com crianças de duas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental de ... -
A etnomatemática por meio de fotografias e vídeos na visão dos alunos de uma escola pública do Rio Grande do Sul.
(2022-08-12)Compreender o aluno por meio de seu comportamento, consiste em perceber os diferentes olhares e práticas que desenvolvem na construção de seus saberes. Com relação a matemática, o Índice de Desenvolvimento da ... -
A produção de vídeo estudantil e a sua intencionalidade pedagógica no ensino de conteúdos matemáticos.
(2022-08-08)As tecnologias vêm provocando nos sujeitos novas formas de pensar, interagir e adquirir conhecimentos, sendo assim, os educadores têm o desafio de repensarem sua prática de modo a aproximá-la da realidade e das ... -
Scape Book de Frações: possibilidades e desafios do seu uso em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental.
(2022-08-22)A presente pesquisa de caráter qualitativo define-se como uma pesquisa-ação e tem como questão “Quais as possibilidades e desafios do uso do Scape Book de Frações em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental?”. Para ... -
Potencialidades do uso do vídeo “Soma 3” do Projeto MathLibras para o ensino de Matemática para crianças surdas, a partir da percepção de duas professoras.
(2022-07-28)A presente pesquisa, de caráter qualitativo, define-se como um estudo de caso, e tem como questão de pesquisa: “Qual a percepção das professoras sobre o uso do vídeo ‘Soma 3’ para o ensino de Matemática para crianças ... -
Se constituindo docente pela vivência em um Projeto Estratégico Institucional da UFPel.
(2022-06-01)O presente estudo se trata de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), mas também se apresenta como etnográfica, de acordo com Lüdke e André (2017). Com este estudo, busquei responder a seguinte ...